Discutida desde meados da década de 1990, a exploração imobiliária de uma grande área na Rua Ingo Hering, nos fundos do Shopping Neumarkt, Centro de Blumenau, acaba de ganhar mais um capítulo. Um estudo que avalia os impactos ambientais e a viabilidade da construção de três torres ao lado do Parque Natural Municipal São Francisco de Assis será apresentado no dia 27 de agosto. A audiência pública é mais uma etapa na busca pelas licenças para as obras.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O projeto é da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que em Blumenau é vinculada ao Colégio Bom Jesus. Segundo informações do estudo, o futuro empreendimento será composto por duas torres residenciais de 20 pavimentos de 66 metros de altura cada. Estão previstos cerca de 70 apartamentos de três a quatro suítes e 223 vagas de garagem.
O condomínio também deve ter uma ampla estrutura de lazer, com cinema, sala de jogos, sauna, quadras poliesportiva, de vôlei e beach tennis, playground, academias e um complexo de piscinas. Ao todo, serão quase 32 mil metros quadrados de área construída.
A terceira torre, conforme o projeto elaborado, terá destinação comercial. Serão oito andares com 41 salas, 54 vagas de garagem e 5 mil metros quadrados de área construída distribuídos em 25 metros de altura.
Continua depois da publicidade
No ano passado, o Conselho de Planejamento Urbano de Blumenau (Coplan) já havia aprovado, por unanimidade, o estudo de impacto de vizinhança referente ao empreendimento. Na época, o colegiado avaliou apenas as medidas compensatórias e os impactos urbanísticos.
O estudo que será apresentado agora é mais amplo sobre os impactos ao meio ambiente local. A discussão é sensível porque o projeto está inserido em área de proteção ambiental.
Entenda o caso
A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil era dona de uma área de 293 mil metros quadrados com frente para a Rua Sete de Setembro e lateral pela Rua Ingo Hering. Em 1995, a entidade assinou um termo de compromisso para doar 223 mil metros quadrados do terreno à prefeitura de Blumenau, que ali criou o Parque Municipal Natural São Francisco de Assis.
Como contrapartida à doação, o município se comprometeu a promover alterações na legislação de aproveitamento e uso do solo. Isso abriu caminho para conceder à Província direitos de construção na área. Duas décadas depois do acordo a entidade apresentou os primeiros projetos para a implantação dos prédios.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Cooper encurta caminho da expansão ao comprar 3º mercado no Norte de SC em 10 anos
FOTOS: Superedifício em obras em Itapema entra no ranking dos 10 maiores arranha-céus do Brasil
Blumenau dá a largada na busca pela próxima rainha da Oktoberfest
Segunda Churrascaria Ataliba de Blumenau já tem previsão de abertura
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp