O ano de 2022 ficará marcado por um recorde histórico para o mercado imobiliário de Blumenau. Entre janeiro e dezembro, a prefeitura liberou a construção de 1,24 milhão de metros quadrados em empreendimentos residenciais, comerciais e industriais, o maior volume já registrado. É um crescimento de praticamente 50% em relação a 2021 (830 mil metros quadrados), segundo dados da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) obtidos com exclusividade pela coluna.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Deste total, cerca de 720 mil metros quadrados foram de empreendimentos residenciais, ainda de acordo com a Seplan. Os números apontam para uma forte tendência de valorização e verticalização do setor quando se compara a quantidade de alvarás liberados: foram 1.265 em 2022 contra 1.368 no ano anterior. Ou seja, os novos condomínios estão maiores e, principalmente, mais altos.

Existe mais de uma explicação para esse boom de novas obras. O presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil de Blumenau (Sinduscon), Marcos Bellicanta, elenca algumas delas. O empresário diz que, em geral, os projetos apresentados pelas construtoras levam de 12 a 24 meses até efetivamente virarem obra – um período que inclui a negociação do terreno, a elaboração dos estudos e a aprovação na prefeitura.

Isso quer dizer que os alvarás liberados em 2022 são na maioria de empreendimentos idealizados um ou dois anos atrás, explica o dirigente. Há efeitos da pandemia nesse cenário. Para Bellicanta, o distanciamento social imposto pela crise sanitária teve duas consequências diretas para o setor: as pessoas, isoladas, buscaram um imóvel maior ou, em função das restrições que limitaram gastos fora de casa, criaram um colchão financeiro para trocar de casa.

Continua depois da publicidade

— Havia dinheiro e vontade — resume.

A conjuntura econômica também favoreceu esse boom, acrescenta o presidente do Sinduscon. Em agosto de 2020, a taxa básica de juros, a Selic, desceu a 2%, o menor nível da história, o que incentivou a contratação de novos financiamentos imobiliários. Com o mercado aquecido, o estoque das construtoras diminuiu, desencadeando uma onda de novos lançamentos de empreendimentos para atender à demanda.

Apesar do resultado histórico de 2022, Bellicanta enxerga o futuro com cautela. A troca de governo e o retorno da taxa Selic ao patamar de dois dígitos – hoje em 13,75% – são fatores de alerta. Essa conjuntura pode frear novos lançamentos, mas se o ritmo do ano passado se manter o setor já terá motivos para comemorar.

— Se nós tivermos um ano razoável, andando de lado com essa tensão institucional que deve se dissipar um pouco, vamos ter um volume de lançamentos significativo — projeta.

Agilidade

A prefeitura colaborou para esse resultado, num esforço para “destravar processos” reconhecido pelos próprios empresários da construção civil. A Seplan reorganizou fluxos de análise, contratou e realocou servidores e investiu em novos equipamentos para os analistas, destaca o secretário Éder Boron.

Continua depois da publicidade

Para este ano, a expectativa é que toda a tramitação fique ainda mais ágil. O município está em vias de contratar um novo sistema de licenciamento totalmente digital, acabando com qualquer meio físico de protocolo de documentos – muitos projetos ainda são apresentados em calhamaços de papel. O programa, contratado via licitação, já roda em capitais como Florianópolis e São Paulo e deve ser homologado nas próximas semanas.

— Será uma virada de chave no processo de digitalização integral dos processos de licenciamento urbanístico — projeta Boron.

Para o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), a novidade é fruto de uma política para melhorar o ambiente de negócios da cidade.

Área de novas construções aprovada em Blumenau (em m²)

2022: 1.240.000
2021: 830.000
2020: 860.000
2019: 755.000

Continua depois da publicidade

Fonte: Secretaria de Planejamento Urbano de Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

O “plano secreto” das cervejarias de Blumenau e região para revolucionar a Oktoberfest

Havan desmente boato de que vai fechar todas as lojas no Brasil

Sommerfest Blumenau terá Jota Quest, Toni Garrido, Dazaranha e outros shows nacionais

Prédio no Centro de Blumenau que já abrigou hotel deve ser demolido