A futura construção de dois novos prédios no terreno da antiga Casa Royal, no Centro de Blumenau, começou a sair do papel. Com apenas um voto contrário, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) aprovou na tarde desta quarta-feira (28) o projeto apresentado pela Cetor Empreendimentos Imobiliários, antecipado em agosto pela coluna.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Mapeado para a esquina da Rua Namy Deeke com a Sete de Setembro, o projeto prevê a implantação de duas torres, de uso residencial e comercial, com 20 pavimentos, além de subsolos com 366 vagas de estacionamento para veículos e 261 para bicicletas. Ao todo, os edifícios terão 150 apartamentos com uma ou duas suítes, além de 185 salas comerciais – 36 delas no térreo – de 44 a mil metros quadrados, espaço para escritórios, restaurante e heliponto.

Na apresentação feita aos conselheiros, a Cetor destacou a “renovação com a implantação de espaços comerciais e serviços, transformando totalmente uma grande esquina hoje sem vida e atrativos numa grande área de convivência com acesso ao público”. O órgão foi consultado porque existem edificações de interesse histórico nos arredores, como o Teatro Carlos Gomes.

Com a liberação do colegiado, a proposta agora vai cumprir outros ritos de tramitação dentro do setor público. Pela dimensão do empreendimento – quase 40 mil metros quadrados –, a construtora ainda precisará apresentar um estudo de impacto de vizinhança, que posteriormente será analisado em audiência pública. Por isso não há prazo para o início das obras.

Continua depois da publicidade

Construtora tem planos para erguer duas torres no local, uma residencial e outra comercial
Construtora tem planos para erguer duas torres no local, uma residencial e outra comercial (Foto: Divulgação)

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também​

Fundo de investimento compra 10% da dona da Uniasselvi por R$ 300 milhões

Tradicional indústria de SC dá a volta por cima e tem recuperação judicial encerrada

Blumenau coloca em xeque futuro da Sommerfest

Estudo para concessão da rodoviária de Blumenau avança, mas licitação fica para 2023

Construção de estacionamento privado na rua da Hering será avaliada em Blumenau