A 11ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas terá um jurado surdo. Trata-se de Fernando Pacheco, sommelier de cervejas de 30 anos natural de Uberlândia (MG). Segundo a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), que organiza a competição, Pacheco será o primeiro avaliador surdo em um concurso dessa categoria no mundo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Outro cervejeiro e sommelier, Marcos Roberto, será o tradutor e intérprete de libras, fazendo a ponte de interação entre Pacheco e os demais integrantes da mesa durante as análises. Para o jurado, marcar presença no CBC será uma oportunidade para dar visibilidade aos surdos, uma minoria que por muito tempo foi deixada de lado em grandes eventos.

O presidente da Ablutec, Develon da Rocha, diz também que a vinda de Pacheco representa uma nova política de inclusão do concurso, que deve crescer a partir de agora.

A edição deste ano do CBC vai ocorrer entre os dias 6 de 8 de março no Don Concept Hall, em Blumenau. A expectativa da Ablutec é por um novo recorde de participação. Até esta quarta-feira (18), quase 3,6 mil amostras já haviam sido inscritas, número que praticamente se iguala às 3.635 registradas em 2022. O prazo para inscrição termina no dia 31 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Empresa coloca SC no mapa internacional de produção de codornas

Oktoberfest Blumenau pode ter mais de uma cerveja oficial a partir de 2023

Librelato inaugura nova fábrica de R$ 24 milhões em SC

Dona da Cremer vai investir R$ 5,8 milhões para ampliar centro de distribuição em SC