Realizado em Blumenau, o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) pode ter uma mudança radical a partir de 2025. A organização da competição estuda a possibilidade de abrir espaço para fabricantes da bebida de outros países entrarem na disputa. Isso daria uma conotação internacional ao evento. As conversas ainda são iniciais e só devem avançar após o fim da programação deste ano.

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— Estamos em análise. Já houve conversas sim para internacionalizar — admite Develon da Rocha, presidente da Semana Brasileira da Cerveja, que inclui, além do concurso, o festival onde marcas de todo Brasil trazem seus produtos para o grande público.

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Ao menos duas alternativas estão na mesa: a criação de uma categoria específica, dentro do concurso, para cervejas estrangeiras ou um evento à parte somente para marcas de outros países. Neste segundo caso, poderia haver mudanças no calendário, com as competições se revezando a cada ano.

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A possibilidade, segundo Rocha, deve-se à grande procura pelo concurso, que tem se consolidado como o maior do mundo entre cervejas consideradas independentes.

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— Já teve cervejaria do Vietnã perguntando se poderia se inscrever no nosso concurso. Então tudo pode acontecer — diz o empresário.

Só neste ano, 4.147 amostras foram enviadas para a análise de mais de 100 jurados de 21 países. Trata-se de um novo recorde. Os vencedores serão conhecidos em premiação que ocorre na noite desta quarta-feira (6).

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Qualquer mudança no formato, no entanto, só será definida após uma consulta mais ampla ao mercado, pondera Rocha. Nos próximos dias a organização deve intensificar junto à “base” uma pesquisa para medir a temperatura.

Em paralelo, empresários do setor se articulam para fortalecer o movimento. Na última sexta-feira (1º), Blumenau foi palco do lançamento da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros, entidade que reúne organizadores de Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Peru e México.

Na prática, a recém-criada federação deve servir como um balizador de concursos cervejeiros, criando uma espécie de selo de referência no setor. Segundo Rocha, o objetivo é criar um padrão de profissionalismo para as competições.

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