Realizado em Blumenau, o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) pode ter uma mudança radical a partir de 2025. A organização da competição estuda a possibilidade de abrir espaço para fabricantes da bebida de outros países entrarem na disputa. Isso daria uma conotação internacional ao evento. As conversas ainda são iniciais e só devem avançar após o fim da programação deste ano.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
— Estamos em análise. Já houve conversas sim para internacionalizar — admite Develon da Rocha, presidente da Semana Brasileira da Cerveja, que inclui, além do concurso, o festival onde marcas de todo Brasil trazem seus produtos para o grande público.
Festival Brasileiro da Cerveja 2024: ingressos, cervejarias e tudo sobre o evento em Blumenau
Ao menos duas alternativas estão na mesa: a criação de uma categoria específica, dentro do concurso, para cervejas estrangeiras ou um evento à parte somente para marcas de outros países. Neste segundo caso, poderia haver mudanças no calendário, com as competições se revezando a cada ano.
Continua depois da publicidade
A possibilidade, segundo Rocha, deve-se à grande procura pelo concurso, que tem se consolidado como o maior do mundo entre cervejas consideradas independentes.
Veja fotos do concurso deste ano
— Já teve cervejaria do Vietnã perguntando se poderia se inscrever no nosso concurso. Então tudo pode acontecer — diz o empresário.
Só neste ano, 4.147 amostras foram enviadas para a análise de mais de 100 jurados de 21 países. Trata-se de um novo recorde. Os vencedores serão conhecidos em premiação que ocorre na noite desta quarta-feira (6).
Continua depois da publicidade
Qualquer mudança no formato, no entanto, só será definida após uma consulta mais ampla ao mercado, pondera Rocha. Nos próximos dias a organização deve intensificar junto à “base” uma pesquisa para medir a temperatura.
Em paralelo, empresários do setor se articulam para fortalecer o movimento. Na última sexta-feira (1º), Blumenau foi palco do lançamento da Federação Internacional de Concursos Cervejeiros, entidade que reúne organizadores de Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Uruguai, Peru e México.
Na prática, a recém-criada federação deve servir como um balizador de concursos cervejeiros, criando uma espécie de selo de referência no setor. Segundo Rocha, o objetivo é criar um padrão de profissionalismo para as competições.
Leia também
Produtos do BBB 24 rendem vendas de R$ 1 milhão para empresa de SC em três dias
Déficit milionário ameaça serviços do SUS em hospital de Blumenau
Ranking das maiores construtoras do Brasil tem 9 empresas de SC; veja a lista
Softplan conclui incorporação de startup de construção civil de Florianópolis
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp