Varejista de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, a Berlanda está mapeando pontos de venda em Santa Catarina que ficaram vagos com o fechamento de lojas da concorrente Schumann. Em junho, a rede, que atua no mesmo segmento, comunicou que encerraria as atividades de 29 unidades em função do cenário econômico, atribuindo a decisão à perda do poder de compra dos consumidores, crédito mais caro e endividamento das famílias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Já há casos em que a Berlanda abocanhou o espaço até pouco tempo atrás usado pela adversária. Um dos exemplos mais recentes é de um ponto na Rua XV de Novembro, em Blumenau, onde inaugurou uma nova loja no dia 18 de agosto. Outra negociação envolveu uma sala comercial que a Schumann ocupava em Ibirama. Áreas em Brusque e Itapiranga também estão sendo observadas.

Coordenador comercial da Berlanda, Jonathan Duarte admitiu à coluna que a rede está atenta a esse tipo de oportunidade. A varejista se movimenta para chegar a 200 lojas ainda neste ano. Recentemente, inaugurou novos pontos de venda em Água Doce e São João do Oeste. No Vale, o plano de expansão mira duas novas unidades em Itapema. Para Blumenau, Duarte vê espaço para mais três lojas, além das três que já existem.

— Em um momento em que o mercado está retraído, e muita gente não sabe o que vai acontecer, estamos na contramão e investindo — diz.

Continua depois da publicidade

Segundo Duarte, a Berlanda vê espaço para avançar no Rio Grande do Sul, onde hoje existem apenas seis lojas – todas as demais ficam em Santa Catarina. Em paralelo, uma eventual expansão para o Paraná também está no radar. Em unidades próximas à divisa com o estado, a rede já começou a colocar alguns produtos de 110 volts, como forma de testar a adesão do consumidor paranaense.

Leia também

Ranking da Forbes revela que SC é o 3º estado com mais bilionários no Brasil em 2023

Quanto o governo Lula propõe investir na BR-470 em 2024

Ataliba vai abrir segundo restaurante em Blumenau

História de amor mal resolvida revelada em outdoor de Blumenau era “golpe”

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp