A tão esperada reforma da rodoviária de Blumenau deve dar mais um importante passo nesta terça-feira (24). Já tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei que autoriza a prefeitura a conceder a gestão do terminal para a iniciativa privada. A proposta aportou no Legislativo na última semana e tem tudo para ser votada amanhã.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A legislação autorizando a concessão é a última etapa antes da publicação da licitação, diz Rodrigo Jansen, secretário de Parcerias e Concessões – o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já avaliou a minuta.
Com o aval da Câmara, basta ao prefeito Mário Hildebrandt sancionar a lei e encaminhá-la para publicação em diário oficial para que o edital seja lançado. Segundo Jansen, a expectativa é que tudo isso ocorra até o final da semana.
A disputa ocorrerá na modalidade concorrência, considerando a melhor proposta – a outorga mínima será de R$ 333,6 mil, como a coluna já havia antecipado. O prazo de concessão será de 35 anos, com contrato estimado em pelo menos R$ 144 milhões.
Continua depois da publicidade
Além de investimentos em modernização e manutenção, quem vencer poderá explorar lojas, estacionamento, farmácias, restaurantes, áreas de despacho de cargas, encomendas e publicidade. As obrigações da futura concessionária incluem ainda a implantação de sistema eletrônico de informações aos usuários, monitoramento por câmera e wi-fi gratuito.
A rodoviária tem 11 mil metros quadrados de área e abriga mais de 20 estações de embarque e desembarque, além de sediar a Secretaria de Trânsito e Transportes. Cerca de 22 mil usuários usam a estrutura todos os meses.
Leia também
Conotação política faz empresas recuarem em ações de diversidade, alerta especialista
Varejista marca data para abrir primeiro atacarejo em pequena cidade de SC
Blumenau anuncia data de entrega do novo Parque da Artex
Ranking das mil maiores empresas do Brasil tem 39 catarinenses bilionárias; veja a lista
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp