O Complexo Esportivo do Sesi será de Blumenau. O que ainda não se sabe é quando exatamente a prefeitura terá de fato a posse da estrutura na Rua Itajaí. Em cerimônia na noite desta quinta-feira (4), marcada pela assinatura de um protocolo de intenções para viabilizar o negócio, as autoridades e lideranças políticas envolvidas, entre elas o governador Jorginho Mello (PL), o prefeito Mário Hildebrandt (PL) e o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, adotaram um discurso único, em tom festivo, de que o Sesi já é da cidade. Mas faltaram respostas mais claras a questionamentos sobre prazos para que a transferência seja concretizada.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O protocolo assinado cita a “conjugação de esforços para efetivação do negócio jurídico” envolvendo a transferência de imóveis entre governo do Estado e Sesi. Como a coluna já havia antecipado, o negócio partirá de uma permuta. Em troca do complexo esportivo, a Fiesc receberá uma área em Joinville, onde existe um heliponto, e dois lotes no Sapiens Parque, em Florianópolis.

Todos os imóveis, segundo o documento assinado, serão avaliados oficialmente, e é provável que ainda haja uma compensação financeira a ser paga pelo Estado na negociação. O protocolo, que tem vigência de 12 meses, prazo que pode ser prorrogado, diz ainda que “os instrumentos jurídicos e legais necessários para a efetivação do negócio jurídico serão formalizados oportunamente”. Mas sem citar datas e prazos.

O processo ainda deve passar pela Assembleia Legislativa, que precisará aprovar a transferência do que será uma propriedade estatal – é o governo quem fará a aquisição – ao município. Será um ato, no entanto, pró-forma. A Casa já sinalizou que o assunto está resolvido a partir do momento em que a bancada do Vale aprovou uma emenda de R$ 5 milhões para futuras reformas no complexo.

Continua depois da publicidade

No papel o Sesi ainda não é de Blumenau. Mas o fato é que a bandeira da municipalização do complexo esportivo deu um grande passo, agora com ares mais oficiais, e nunca esteve tão próxima de ser concretizada. Com prefeitura, Estado e Fiesc falando a mesma língua, num esforço que envolve vontade política – que sempre foi o principal obstáculo para fazer a coisa acontecer –, basta agora apenas vencer a burocracia da papelada.

Fotos aéreas do Sesi

Leia também

Novo shopping de R$ 30 milhões e 44 lojas abre em 2025 em Itajaí; veja fotos

Concessionária de carrões de luxo da Porsche vai abrir segunda loja em SC

Oktoberfest Blumenau 2024 amplia time de patrocinadores com novos nomes de peso

Softplan incorpora empresa de software comprada em 2021

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp