Uma competição entre robôs será a principal novidade da programação da 10ª Semana da Indústria, evento que o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (Simmmeb) de Blumenau, Gaspar e Pomerode promove a partir de 15 de agosto. O 1º Desafio ValeEUrobotic reunirá alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do médio, de escolas públicas e privadas do Médio Vale. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho por este link.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

A diferente disputa terá duas modalidades. A primeira delas é de velocidade e vai testar qual robô percorre mais rapidamente um circuito pré-definido. A segunda é de força. Dois robôs simularão lutadores de sumô e terão como objetivo empurrar o adversário para fora do tatame. Nos dois casos, os competidores robóticos serão feitos com peças de Lego.

Segundo Silvia De Pieri, gerente executiva do Sesi, Senai e IEL para o Vale do Itajaí, o objetivo da iniciativa é ajudar a promover um ambiente de inovação. Mas também estimular entre os jovens a importância do trabalho em equipe e da concorrência sadia, algo que eles encontrarão mais para frente no mercado de trabalho.

Uma segunda etapa do ValeEUrobotic provocará alunos dos ensinos técnico e superior a encontrarem soluções para três problemas reais das empresas Altona, Selgron e Fornos Jung, todas do setor eletrometalmecânico de Blumenau. Ambas iniciativas, que contam também com o apoio da UFSC e da Furb, têm o objetivo de aproximar a academia do mercado, diz o presidente do Simmmeb, Dieter Claus Pfuetzenreiter.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Cardápio da Oktoberfest Blumenau 2022 terá rollmops e outras novidades; confira

Prédio com mais de 100 apartamentos será construído ao lado de colégio de Blumenau

Empresa de SP desiste de tentar comprar a Teka, de Blumenau​​

Conselho veta construção de heliponto na Rua XV de Novembro em Blumenau

Dez anos após comprar a catarinense Salfer, Ricardo Eletro tem falência decretada