Depois de amargar um prejuízo líquido de R$ 21,1 milhões em 2022, a blumenauense Karsten deu a volta por cima para reverter o resultado negativo. No ano passado, a fabricante de artigos de cama, mesa e banho de Blumenau apurou um lucro de R$ 42,1 milhões, tirando o vermelho e acrescentando o azul no balanço financeiro.
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Ao menos dois fatores contribuíram para a reviravolta no resultado operacional, segundo o diretor administrativo e financeiro Hélio Lippert da Silva. Primeiro: a Karsten revisou a área fabril para melhorar a produtividade, o que incluiu a retirada de linhas de produtos ociosos ou com baixa rentabilidade. Segundo: uma aposta maior nas vendas online.
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O e-commerce da empresa vem avançando na casa dos dois dígitos. Novata nesta área, apesar da trajetória centenária, a Karsten ainda adota cautela ao divulgar os números exatos desse canal de vendas. Mas abre um indicador que revela que a plataforma digital tem cada vez mais peso nos negócios.
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Em 2020, o comércio eletrônico representava 4% da receita operacional líquida da companhia. Naquele ano, a crise desencadeada pela pandemia acelerou as vendas online, embora a investida no digital já estivesse nos planos.
— Tem empresas que na pandemia cresceram mas não conseguiram se manter. Nós conseguimos e continuamos crescendo — diz Lippert.
Em 2023, o e-commerce já abocanhava uma fatia superior a 15% da receita líquida, que somou R$ 668 milhões – alta de 9% em relação ao ano anterior. O presidente Márcio Bertoldi diz que a Karsten está se posicionando mais no digital, em uma estratégia que ele trata como “consistente”.
Outros dados do balanço indicam que a aposta está rendendo frutos. Puxada por investimentos em mídia, as marcas da companhia – Karsten e Trussardi – se fortaleceram no ambiente digital, com ampliação de 56% e 18%, respectivamente, na base de clientes ativos e na recorrência.
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Um dos movimentos que ilustram a maior participação do online nas vendas da empresa foi a abertura, em setembro do ano passado, de um novo centro de distribuição em Extrema (MG), a cerca de 150 quilômetros de São Paulo. A estrutura foi implementada para atender, em um primeiro momento, exclusivamente pedidos da marca Karsten feitos pelo e-commerce, cujo maior volume vem do estado paulista.
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Aliás
Por ora a Karsten não tem planos de aumentar a presença no varejo físico. Hoje são 10 lojas, oito delas da marca homônima e outras duas da Trussardi.
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