Uma das maiores indústrias de Santa Catarina vai colaborar com um projeto liderado por ninguém menos que Elon Musk. Motores elétricos fabricados pela WEG serão usados para acionar unidades de separação de ar que a SpaceX está construindo na Flórida, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A empresa do magnata, que também é dono da Tesla e do Twitter, precisa de uma grande quantidade de oxigênio, usado como combustível para seus foguetes. Para economizar dinheiro comprando de terceiros, decidiu ela própria gerar o insumo. A tecnologia catarinense ajudará nesse processo.

O fornecimento, no entanto, não será direto. Os equipamentos da WEG compõem um pacote que a Atlas Copco, multinacional que é uma das líderes globais em compressores de ar, vai entregar à SpaceX. Foi a Atlas quem escolheu a empresa catarinense para se juntar à missão.

Fabricados nas instalações da WEG na Índia, os motores, de média tensão, serão instalados com os compressores em unidades de separação de ar localizadas em duas plataformas offshore diferentes, a alguns quilômetros de distância uma da outra.

Continua depois da publicidade

A própria WEG havia divulgado informações preliminares sobre o projeto, que rapidamente se espalharam pela internet. Procurada, a empresa disse que não comentaria sobre o assunto.

A SpaceX fabrica sistemas aeroespaciais e de transporte espacial. Uma das ousadas metas da empresa de Musk é colonizar Marte, o planeta vermelho, no futuro.

Leia também

Empresa de SC anuncia parceria com maior banco de investimentos da América Latina

Oktoberfest Blumenau cria brecha para ampliar número de cervejarias artesanais

Indústria de mangueiras planeja ampliar fábrica em SC

Blumenau abre nova concorrência por vagas na Feira Livre

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp