Depois de quase três meses fechado, o zoológico de Pomerode se prepara para reabrir nesta quinta-feira (11) com um rigoroso protocolo de segurança dos visitantes. O parque vai funcionar com restrição de público de até 1,5 mil pessoas, o número de bilheterias será menor e, no check-in, o visitante vai passar por um tapete sanitizante, além de ter a temperatura medida. O uso de máscara, claro, é obrigatório e a recomendação é que apenas um integrante da família se dirija até o caixa para comprar os ingressos. Outra orientação é que integrantes dos grupos de risco adiem o passeio.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

As áreas comuns do zoo ganharam vários totens com álcool gel, corrimões foram isolados com fitas zebradas e 100 bicos de nebulização vão disparar a cada 15 minutos um produto com base em amônia, testado pela Unicamp e que já se mostrou eficaz no combate ao Covid-19. Os bebedouros e os bancos de uso comum foram retirados, o restaurante do parque não vai ter bufê (apenas almoço a la carte) e as lojas de souvenires e lanchonetes também seguirão as regras de higiene. O cinema permanecerá fechado.

— Estamos bem seguros que não cometeremos nenhum equÍvoco quanto à segurança das pessoas — avalia Maurício Bruns, diretor-executivo da Fundação Hermann Weege, que administra o zoológico.

O zoológico de Pomerode tem mais de mil animais de cerca de 230 espécies. Apesar do espaço ter ficado tanto tempo fechado, a rotina de cuidados a alimentação das principais atrações do lugar não mudou. A direção precisou fazer demissões em algumas áreas, mas o pessoal que lida diretamente com os animais foi preservado. Algumas obras de ampliação dos habitats do zoo e até mesmo de uma subestação de geração de energia solar para abastecer o parque também precisaram ser adiadas.

 Zoo de Pomerode
Áreas comuns receberam totens com álcool gel (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

 Zoo de Pomerode
Corrimões foram isolados com fita zebrada (Foto: Divulgação)

 Zoo de Pomerode
Tapete sanitizante foi colocado nos acessos (Foto: Divulgação)

Todos os protocolos já foram vistoriados e aprovados pelo Ministério Público e Vigilância Sanitária, segundo Brunos. O zoo vai funcionar em horário reduzido todos os dias da semana, das 9h às 17h – o habitual é das 8h às 18h. O ingresso adulto custa R$ 40, com meia-entrada para crianças.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.