Blumenau criou 1.056 novos empregos formais, com carteira assinada, em setembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. É a sexta vez em 2021 que a cidade gera mais de mil postos de trabalho em um único mês.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O destaque do mês ficou por conta do comércio, que abriu 421 novos empregos. Deste total, 321 foram no segmento de super e hipermercados, negócio que tem encontrado terreno para florescer na cidade com inaugurações de grandes lojas de redes como Komprão, Cooper e Unibox. Na sequência aparecem o setor de serviços (+391) e indústria (+281). Construção (-35) e agropecuária (-2) tiveram saldo negativo.
Com o resultado de setembro Blumenau acumula um saldo – diferença entre contratações e demissões – de 13.077 novas vagas geradas em 2021. É o segundo melhor resultado entre as cidades de Santa Catarina neste período de nove meses, atrás apenas de Joinville (+16.260).
No desempenho por segmento da economia, o setor de serviços puxa a fila do emprego em Blumenau em 2021, com 6.186 novos postos de trabalho criados até agora. Depois vêm indústria (+4.986), comércio (+1.288) e construção (+625). A agropecuária (-8) é a única no vermelho.
Continua depois da publicidade
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Santa Catarina tem uma nova empresa bilionária
Cooper se prepara para entrar no atacarejo
Fundo que investiu no Burger King vai acelerar expansão de empresa de Blumenau
Festival Brasileiro da Cerveja dentro da Vila Germânica ainda depende do “sim” da saúde
Calçadão Brueckheimer em Blumenau pode ganhar cobertura
Ponto do antigo Butiquin Wollstein em Blumenau dá lugar à cafeteria de rede gaúcha
Condomínio de luxo em Gaspar terá quase 30 mil m² de lagos artificiais
Projeto prevê restaurante em terreno com casa histórica no Centro de Blumenau
50 propagandas antigas de Blumenau que parecem estranhas, mas que já fizeram sentido