Quatro cidades do Vale do Itajaí ajudaram a região a puxar a fila da geração de novos empregos em Santa Catarina no primeiro trimestre de 2024. Itajaí (+5.026), Blumenau (+3.399), Brusque (+1.916) e Gaspar (+1.601) figuram entre os 10 municípios do Estado com o maior saldo – diferença entre contratações e demissões – de vagas formais, com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Juntas, essas quatro cidades criaram cerca de 12 mil empregos entre janeiro e março, volume superior ao de quatro regiões inteiras de Santa Catarina – Grande Florianópolis, Oeste, Sul e Serra. Itajaí, Blumenau, Brusque e Gaspar responderam por pouco mais da metade dos 22,1 mil novos postos de trabalho abertos pelo Vale do Itajaí no período.
Quais as cidades de SC que mais criaram empregos em 2024
Os dados regionais foram compilados pelo Centro de Inteligência e Estatística (CIE) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Depois do Vale, o Norte (+13,6 mil) foi a região com maior número de novos empregos formais no primeiro trimestre do ano, seguido pelo Oeste (+11,8 mil), Sul (+7,3 mil), Grande Florianópolis (+6,8 mil) e Serra (+4,5 mil).
Continua depois da publicidade
No caso do Vale, o incremento de vagas foi de 54,4% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo o CIE, a geração de empregos na região foi impulsionada pelos setores têxtil e de confecção em Blumenau e Brusque, de olho na produção para o inverno, pela pesca em Itajaí e pela construção civil em cidades como Balneário Camboriú e Itapema.
Em todo o Estado, foram criados 66.015 novos empregos formais entre janeiro e março. A indústria (+27.520) e o setor de serviços (+26.464) são os grandes responsáveis por esse resultado.
Leia também
Cervejaria de Blumenau é sondada por investidores e negocia venda
O que levou uma rede de farmácias a entrar na maior entidade de tecnologia de SC
Entidade reage e discussão sobre o Festival Brasileiro da Cerveja deve ir parar na Justiça
Blumenau decide assumir gestão do Concurso e Festival Brasileiro da Cerveja
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp