Empresa é a maior fabricante de travesseiros da América Latina (Foto: Divulgação)
A catarinense Altenburg, maior fabricante de travesseiros da América Latina, está contratando. São 52 vagas em aberto para as operações fabris da empresa no Brasil e também para a rede de lojas, que está em expansão no formato de franquias, como antecipou a coluna. Há oportunidades em Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, onde a empresa tem fábricas, e no Paraná (veja a lista aqui).
A empresa não divulga as faixas salariais das vagas, mas o pacote de benefícios oferecidos chama a atenção. Os funcionários têm à disposição planos de saúde e odontológico, seguro de vida, participação nos lucros e resultados, vale-alimentação de R$ 300, vale-transporte, auxílios educação e creche para filhos e prêmio por assiduidade no trabalho.
Internamente, os colaboradores ainda têm acesso a restaurante, ambulatório médico e de fisioterapia, cursos de costura e treinamentos de desenvolvimento, desconto nas lojas da marca e brindes em ocasiões festivas, como nascimento e casamento.
Em Blumenau, onde está a matriz da companhia, há vagas para auxiliares de produção, costureiras e jardineiro, além de oportunidades nas áreas comercial, de marketing, administrativa e financeira. Todas incluem pessoas com deficiência. Para muitas delas não é necessário ter experiência prévia, segundo a empresa.
Continua depois da publicidade
A Altenburg já tem quase 2 mil funcionários. Além das operações no Brasil, a empresa também mantém uma fábrica no Paraguai. A companhia projeta faturamento acima de R$ 1,2 bilhão nos próximos três anos. No varejo, está crescendo via rede de franquias. Depois de abrir a primeira loja neste formato em Jaraguá do Sul, outras duas unidades estão mapeadas para junho.
Quais empresas de SC já passaram dos 100 anos
Cia. Hering (1880) – Criada em Blumenau no século 19, tornou-se uma das maiores do Brasil em vestuário e implantou uma bem-sucedida operação no varejo. Em 2021, foi comprada pelo Grupo Soma e em 2023 incorporada pela Arezzo (Foto: Divulgação)
Baumgarten (1881) – Começou imprimindo jornais em Blumenau e, depois, virou uma das maiores gráficas de rótulos das Américas. Em 2016, fundiu-se com empresas alemãs, criando a All4Labels (Foto: Patrick Rodrigues)
Döhler (1881) – Também fundada por um imigrante alemão, em Joinville. É conhecida como uma das principais marcas de produtos para cama, mesa e banho do Brasil. (Foto: Reprodução)
Karsten (1882) – Fabrica artigos de cama, mesa e banho. Em 2014, integrantes da família fundadora decidiram vender uma fatia da empresa de Blumenau para novos acionistas (Foto: Lucas Correia, BD)
Aludin e Grupo Fretta (1895) – Nasceu na colônia de Azambuja, hoje Pedras Grandes. Destaca-se no varejo com a rede Casas Fretta, mas diversificou negócios e entrou na construção civil e na indústria (Foto: Divulgação)
Pureza (1905) – Localizada em Rancho Queimado, começou as atividades fabricando cerveja, mas hoje é mais conhecida pela linha de refrigerantes, especialmente do sabor guaraná (Foto: Divulgação)
Firma Weege/Malwee (1906) – Nasceu como comércio, cuja principal atividade em Jaraguá do Sul era o açougue. Antes de lançar a marca de moda Malwee, a família também teve frigorífico (Foto: Divulgação)
Lepper (1907) – Outra grande fábrica têxtil fundada em Joinville e atuante até hoje com uma linha de produtos de cama, mesa e banho (Foto: Divulgação)
Hoepcke (1913) – Fabricante de rendas e bordados fundada em Florianópolis, mas que no fim da década de 1970 transferiu as atividades para São José (Foto: Reprodução, Fiesc)
Hemmer (1915) – Nasceu quando um imigrante alemão decidiu produzir chucrute em Blumenau. Depois vieram as conservas e molhos como mostarda e ketchup. Foi comprada pela Kraft Heinz (Foto: Artur Moser, BD)
Minancora (1915) – Criada pelas mãos de um farmacêutico português em Joinville e famosa pela pomada homônima usada para tratamento da pele (Foto: Reprodução, Facebook)
Wanke (1918) – Iniciou sua trajetória como fábrica de instrumentos agrícolas montada para garantir a subsistência de uma família de imigrantes austríacos (Foto: Divulgação)
Altenburg (1922) – Maior fabricante de travesseiros da América Latina, iniciou pela imigrante Johanna Altenburg em Blumenau. Fabrica artigos de cama, mesa e banho (Foto: Patrick Rodrigues, BD)
Gaitas Hering (1923) – A história começou pelas mãos de operários e sobreviveu. De Blumenau, é a única empresa de toda a América Latina que ainda produz gaitas de boca harmônicas (Foto: Patrick Rodrigues, BD)
Altona (1924) – Primeira fundição de aço de Santa Catarina, tem sede em Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total, BD)