Um dos assuntos mais comentados no mercado financeiro do Brasil nesta quinta-feira (16) tem relação direta com Santa Catarina. O banco BTG Pactual comprou 49% de participação na EQI Investimentos, maior escritório de agentes autônomos da rival XP Investimentos, que tem sede em Balneário Camboriú e unidades, no Estado, também em Florianópolis e Chapecó.

Continua depois da publicidade

​> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

A informação foi divulgada primeiramente pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, ainda na quarta (15). Nesta quinta, Jardim publicou que o BTG pagou pouco mais de R$ 200 milhões pela participação na EQI, que administra cerca de R$ 8 bilhões em ativos de 40 mil clientes. As partes não confirmam o valor.

O negócio abre caminho para que a EQI se torne, no futuro, uma corretora de investimentos própria, em sociedade com o BTG. Até que isso seja autorizado pelo Banco Central, o escritório vai oferecer seus serviços, mas vinculado ao banco.

Procurado, o BTG, por meio de sua assessoria, disse que não comentaria o assunto. À coluna, o empresário Juliano Custódio, fundador da EQI, confirmou o negócio. Por questões contratuais, detalhes da transação ainda não foram divulgados.

Continua depois da publicidade

— O banco me enviou uma proposta e eu resolvi aceitar. Recebida essa proposta e aceita, eu notifiquei imediatamente a XP — diz Custódio.

Essa notificação funciona como um aviso prévio. Nos próximos 60 dias, contados a partir de quarta-feira, a EQI continua ligada à XP Investimentos. Até lá, nada muda para os clientes, garante Custódio. 

Vencido esse período, será dada entrada no processo junto ao Banco Central para tornar a EQI uma corretora, o que deve levar entre quatro e seis meses.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.

Continua depois da publicidade