Os quase 600 colaboradores do Sistema Ailos, que congrega 13 cooperativas de crédito, já estão de casa nova. A moderna e recém-inaugurada sede da central ocupa um imóvel na Rua General Osório, em Blumenau, que no passado pertenceu a Malhas Lancaster e chegou a ser cogitado para abrigar o 10º Batalhão da Polícia Militar. O espaço, apresentado na tarde desta segunda-feira à imprensa local, foi completamente reformado. Da estrutura original foram aproveitados alguns pilares. Um grande mezanino foi erguido internamente para abrigar equipes de todas as áreas do negócio.
Continua depois da publicidade
O investimento foi feito sob medida para a Ailos por uma administradora de bens de Curitiba, que comprou o imóvel e o alugou para a central por um período de 30 anos. O valor não foi divulgado. Antes desse espaço na General Osório, a Ailos cogitou outras alternativas de prédios em Blumenau, entre elas um galpão no bairro Itoupava Seca.
A nova sede tem cerca de 6 mil metros quadrados de área construída. No prédio principal, os espaços são abertos e tomados de mesas com computadores, lembrando áreas de coworking e de grandes empresas de tecnologia. Há 11 salas de reuniões fechadas e um auditório para 150 pessoas preparados para receber equipes das cooperativas filiadas e parceiros. Vestiários com chuveiros foram montados para estimular os colaboradores a irem ao trabalho de bicicleta. Outro destaque é o Crialab, um espaço para realização de workshops e treinamentos que estimulem a criatividade e a inovação.
A Ailos também investiu em sustentabilidade. Um total de 145 placas fotovoltaicas foram instaladas no telhado de um dos prédios. A previsão é que elas supram 25% do consumo de energia das instalações, uma economia que pode chegar a R$ 28 mil por ano.
No total, o prédio pode abrigar até 860 colaboradores, o que indica que a Ailos já projeta reforço na equipe nos próximos anos. Pelo menos 50 contratações estão previstas para 2020.
Continua depois da publicidade
Com suas 13 cooperativas – a maior delas é a Viacredi –, a Central Ailos tem atuação em toda a região Sul do país. Movimenta R$ 8,5 bilhões em ativos e reúne em torno de 820 mil cooperados, 200 mil deles apenas em Blumenau. As principais vantagens do modelo cooperativista de crédito são os custos menores em relação a instituições financeiras tradicionais e o retorno das sobras (uma espécie de participação nos lucros) aos cooperados, aponta o presidente do Conselho de Administração, Moacir Krambeck:
— Fazemos tudo o que um banco faz, só que mais barato, porque o nosso objetivo não é lucrar.