Já consolidada entre as maiores varejistas de Santa Catarina, o tradicional Koerich agora está de olho no atacado. A rede acaba de criar uma nova empresa, chamada Kasa, para investir neste nicho de mercado. A ideia é aproveitar a estrutura de distribuição do grupo para abastecer outras lojas e comércios, em geral de menor porte. A novidade será lançada oficialmente durante uma feira de negócios em julho.
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Com o Kasa, a estratégia do Koerich é diversificar os negócios e, ao mesmo tempo, otimizar custos da operação principal, que segue sendo o varejo. No novo modelo, lojistas com menor poder de compra e capacidade de estoque podem encomendar mercadorias que já constam no catálogo da rede – móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, por exemplo. Os pedidos vão “pegar carona” nos caminhões que já rodam por praticamente todo o Estado para abastecer os 123 pontos de venda do grupo.
— Nosso foco é onde tem loja Koerich, onde o caminhão já passa. A intenção do Kasa é aproveitar essa logística — resume o diretor comercial Eduardo Koerich.
Para atrair clientes, o Koerich aposta no amplo portfólio – mais de 3 mil produtos –, condições diferenciadas de pagamento e prazo de entrega em até 48 horas. Segundo Eduardo, não haverá pedido mínimo. E nem a preocupação de eventualmente estar “ajudando” um comércio, ou uma loja especializada, que eventualmente é um concorrente do próprio Koerich.
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— Essas lojas menores geralmente já têm consumidores fiéis. Não achamos que seja um problema – diz o executivo, que considera o modelo uma “quebra de barreiras comerciais”.
O coração da nova operação é o centro de distribuição que o Koerich mantém em Biguaçu. Inaugurada em 2017, a estrutura recebeu, há dois anos, investimentos de R$ 10 milhões, aumentando de 15 mil para 25 mil metros quadrados. A capacidade de armazenagem cresceu 50%. A ampliação, admite Eduardo, não foi pensada para negócios no atacado, mas a rede diz ter visto uma oportunidade ao considerar o tamanho do espaço disponível para estoque.
Hoje a varejista cobre todo o Litoral catarinense e avança até 400 quilômetros Estado adentro. A rede de distribuição só não chega ainda até o Extremo Oeste. As vendas diretas para outros varejos ainda representam uma parcela pequena do faturamento do Koerich, mas o plano é ampliar essa fatia nos próximos anos. O foco inicial é Santa Catarina, mas Eduardo acredita em possibilidade de integração com varejos de outros estados, expandindo a marca Koerich de maneira indireta a novos mercados.
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