Santa Catarina pode entrar no circuito de provas da Stock Car, da Fórmula Truck e de outras categorias do automobilismo e do motociclismo já em 2025. Pelo menos é o que quer o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Depois de receber uma área de mais de 400 mil metros quadrados do Automóvel Clube Chapecó, a maior cidade do Oeste catarinense está acelerando a construção da pista do que virá a ser o novo autódromo internacional do Estado, que ficará na estrada geral para Linha Cachoeira – a 20 quilômetros do Centro. A expectativa é que ele fique pronta até o fim de 2024.
As obras de terraplanagem, a cargo da entidade – a prefeitura se comprometeu a pagar o asfalto –, avançaram e a foto abaixo que ilustra esta postagem dá uma ideia de como será o traçado.
Ao todo, serão pouco mais de 4 quilômetros de extensão, com destaque para uma reta de largada de 871 metros. O circuito terá uma largura de até 15 metros, além de áreas de escape, 37 boxes e torre de controle. O traçado desenhado permitirá sete alternativas de pistas por meio dos chamados shortcuts – ou simplesmente “atalhos” que encurtam ou aumentam a pista.
Continua depois da publicidade
Vídeo mostra como será o novo autódromo de SC
Em recente conversa com a coluna, Rodrigues estimou um investimento total de R$ 80 milhões na construção do autódromo, que com obras complementares poderia receber até 30 mil pessoas. Depois de pronto, o complexo deve ser administrado pela iniciativa privada.
Para receber competições nacionais e internacionais, o autódromo será homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A aposta é que, com um calendário regular de corridas, venham de carona outros investimentos para fortalecer o turismo na região.

Veja imagens do projeto do autódromo
Imagens: Reprodução de Bragaglia Arquitetos Associados
Leia também
Estudo sugere curiosas novas vocações para sofisticar a indústria de Blumenau e região
Barragem diminuiu enchente de Blumenau em dois metros, estima hidrólogo
Costão do Santinho vai construir novo resort de luxo em SC
Bistek escolhe Balneário Camboriú para estrear novo formato de loja
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp