Cervejarias do Vale Europeu preparam uma espécie de manifesto em defesa de uma Oktoberfest Blumenau apenas com marcas de cerveja produzidas na região. O setor sustenta que a produção das empresas locais supera um milhão de litros por mês, com possibilidade de ampliação. Essa capacidade, entendem, seria suficiente para abastecer a festa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A reivindicação, que se tornará pública ainda ao longo desta quarta-feira (28), parte da Associação Vale da Cerveja e do Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Santa Catarina (Sindibebidas-SC), ambos com sede em Blumenau. As entidades usarão como exemplo a experiência da Oktoberfest de Munique, na Alemanha, feita com marcas locais.
Oktoberfest Blumenau 2022: data, valor, ingressos, programação e tudo sobre a festa
Outro argumento explorado tem viés financeiro. Os cervejeiros alegam que seria benéfico que o dinheiro usado pelo turista para comprar um copo de chope fique na região, movimentando a economia local. Embora não façam menção direta, as entidades se referem à Ambev e à Spaten, a cervejaria oficial da festa em 2022, que não produzem no Vale.
Continua depois da publicidade
Não é de hoje que cervejarias locais querem mais espaço na Oktoberfest. O posicionamento de agora, de certa forma, institucionaliza o pleito. Mas há um desafio. Embora garantam que tenham capacidade de produção para atender a festa, resta a dúvida se as empresas do Vale teriam bala na agulha para bancar outros investimentos exigidos pela organização da festa, como a decoração dos pavilhões da Vila Germânica.
De volta ao calendário de eventos após dois anos, a Oktoberfest Blumenau 2022 terá recorde de rótulos e de cervejarias da região, incluindo a inédita participação de um consórcio formado por cinco microcervejarias. Como a coluna já escreveu, essa variedade abre caminho para uma revolução no evento. Parece ser um caminho sem volta. Como o contrato com a Spaten vale apenas para a edição deste ano, existe a expectativa de mudanças no formato da festa a partir de 2023.
Vídeo explica tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2022
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Fundo de investimento compra 10% da dona da Uniasselvi por R$ 300 milhões
Continua depois da publicidade
Tradicional indústria de SC dá a volta por cima e tem recuperação judicial encerrada
Blumenau coloca em xeque futuro da Sommerfest
Estudo para concessão da rodoviária de Blumenau avança, mas licitação fica para 2023
Construção de estacionamento privado na rua da Hering será avaliada em Blumenau