Cervejarias tradicionais de Blumenau e região correm o risco de ficar de fora da Oktoberfest Blumenau pelos próximos dois anos. Holzbier, Wunder Bier e o consórcio formado por Borck e Das Bier entraram na disputa, mas foram inabilitadas pela Vila Germânica por não terem atendido aos indicadores financeiros exigidos em edital, entre eles liquidez e grau de endividamento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

As três participantes manifestaram nesta segunda-feira (7) a intenção de recorrer da decisão. A prefeitura abriu prazo de três dias para a apresentação de questionamentos. A análise do recurso pode manter a inabilitação das cervejarias ou reverter a situação – hipótese tratada nos bastidores como pouco provável, por envolver critérios econômicos objetivos.

Cervejaria abre o bolso e se dá o luxo de escolher lugar na Oktoberfest Blumenau

As demais empresas que participaram da licitação – Bierland, Blumenau, Alles Blau, Scholer’s, Schornstein e o consórcio de cinco microcervejarias formado por Balbúrdia, Container, Oma’s, Segredos do Malte e Kewitz – não tiveram problemas, foram habilitadas e por ora estão com presença garantida na festa.

Continua depois da publicidade

Problema

Com a desqualificação de três concorrentes, dois dos oito pontos de venda disponíveis durante a Oktoberfest Blumenau por ora são considerados fracassados. Ou seja, estão sem dono. A situação cria um problema para a organização, já que a licitação permitia que cada cervejaria arrematasse apenas um estande, sem a possibilidade de algum dos vencedores herdar outro espaço.

Caso as inabilitações sejam mantidas, uma nova licitação para preencher os dois pontos deve ser lançada. A Vila Germânica ainda vai analisar se o novo edital abrirá concorrência para as cervejarias que já ficaram com algum dos pontos – algumas delas têm interesse.

Há menos de dois meses para o início da Oktoberfest Blumenau, o cenário exige pressa.

Leia também

Visita de Jorginho a Blumenau tem disputa por espaços, alfinetada e ensaio para as eleições 2024

Empresa de Blumenau recém-comprada por multinacional demite 60 funcionários

Cervejaria abre o bolso e se dá o luxo de escolher lugar na Oktoberfest Blumenau

Imóvel gigante em Blumenau de gráfica que faliu está à venda

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp