Um grupo de oito cervejarias que participam da Oktoberfest Blumenau 2023 divulgou uma nota nesta sexta-feira (13) defendendo a retomada e a continuidade da festa. Embora não faça menção direta, o manifesto é uma espécie de resposta às críticas que proliferaram nas redes sociais nos últimos dias, em meio à decisão pela manutenção do evento mesmo com a enchente que assola o Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O documento (leia a íntegra abaixo) é assinado pelo presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, Péricles Romero Espíndola. O grupo reúne as cervejarias Blumenau, Bierland, Alles Blau e Scholer’s Bier, todas com ponto próprio na edição deste ano da Oktoberfest, e Balbúrdia, Container, Oma e Segredos do Malte, que dividem um estande destinado exclusivamente às microcervejarias artesanais da cidade.
Os produtores locais reconhecem que o momento é delicado, admitem que é preciso colocar as pessoas em primeiro lugar e avaliam que o poder público “tem agido com responsabilidade e cautela que o tema merece”. Por outro lado, sustentam que o turismo já passou por muitas dificuldades durante a pandemia e que muitas das cervejarias precisam da festa para sobreviver.
“Centenas de funcionários foram contratados para o evento, a produção foi aumentada e agora nos deparamos com um cenário que pode novamente prejudicar o setor com um prejuízo certeiro em caso de cancelamento da festa”, defendem as cervejarias, que também citam perdas para as pessoas que se programaram para visitar a região.
Continua depois da publicidade
A Oktoberfest Blumenau retorna nesta sexta depois de ter sido suspensa na noite nesta quinta (12).
Leia a nota dos cervejeiros na íntegra:
BLUMENAU, NOSSA FESTA É NOSSA SUPERAÇÃO.
Estamos atravessando mais uma cheia do Rio Itajaí-Açu. Novamente o rio avança sobre nossas cidades causando prejuízos materiais à nossa população. Em meio a isso, temos a nossa Oktoberfest, uma festa criada em um momento de dor, que levantou o moral e nos levou a superar a tragédia das cheias de 1983 e 1984.
A festa tornou Blumenau conhecida em todo o Brasil. Símbolo da resiliência, ajudou Blumenau a se tornar um polo importante de turismo. Turismo que gera empregos, gera recursos e que transforma a cidade.
Neste momento delicado, é importante termos a responsabilidade de colocar as pessoas em primeiro lugar. O poder público tem agido com responsabilidade e cautela que o tema merece. Felizmente, os prejuízos até agora se limitam aos materiais não existindo um perigo iminente às vidas.
É importante levar em consideração que o setor de turismo já passou por muitas dificuldades durante a pandemia e muitas de nossas cervejarias precisam da festa para sobreviver. Centenas de funcionários foram contratados para o evento, a produção foi aumentada e agora nos deparamos com um cenário que pode novamente prejudicar o setor com um prejuízo certeiro em caso de cancelamento da festa.
Continua depois da publicidade
Também precisamos lembrar de milhares de pessoas que se programaram para visitar a nossa região e que terão prejuízo no eventual cancelamento da Oktoberfest.
Desta forma, as Cervejarias de Blumenau se posicionam para que a festa seja retomada com a responsabilidade que até agora se mostrou e com o respeito, sobretudo, às pessoas atingidas para superarmos mais esta adversidade.
Blumenau, 13 de outubro de 2023.
ASSOCIAÇÃO BLUMENAU CAPITAL BRASILEIRA DA CERVEJA
Péricles Romero Espíndola
Presidente
Leia também
Morre aos 90 anos o jornalista e ex-deputado Álvaro Correia, figura histórica do MDB
Intelbras paga R$ 24 milhões na compra da primeira empresa de fora do Brasil
Hemmer larga “timidez centenária” e será protagonista de campanha nacional
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp