Com outubro se aproximando e a programação ainda pendente de confirmação, cresce a pressão sobre a prefeitura de Blumenau por uma decisão a respeito da Oktoberfest 2021. Na tarde desta quinta-feira (15), cervejarias do Médio Vale reforçaram, em um manifesto, o coro dos que querem a promoção da festa neste ano, mesmo em cenário incerto de pandemia.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Em uma espécie de flyer que circula nas redes sociais, a Associação Vale da Cerveja defende que “com responsabilidade, organização e o máximo respeito a todos os protocolos sanitários vigentes, conseguiremos proteger a saúde dos nossos visitantes e, principalmente, dos blumenauenses”.
Assinam o material 13 cervejarias e brewpubs – Balbúrdia, Berghain, Bierland, Blauer Berg, Blumenau, Container, Hersing, My Beer, Omas Haus, Schornstein, Segredos do Malte e Wunder Bier – e a Escola Superior de Cerveja e Malte. Além de defender a realização, o grupo reforça ainda que a festa contribui com a retomada econômica.
> Reservas de mesas e garçons: os planos para a Oktoberfest Blumenau 2021 se ela acontecer
Continua depois da publicidade
O empresário Valmir Zanetti, que preside a associação, diz que a ideia com o posicionamento é ampliar a discussão e colocar o trade turístico à disposição para promover a festa “com todos os critérios e cuidados possíveis”.
— Ninguém está querendo a Oktoberfest de 2019. Vamos fazer uma coisa menor, mas vamos fazer essa roda começar a girar — prega.
O mistério criado em torno da decisão, além de gerar ansiedade, também incomoda parte do setor. Soma-se a essa angústia notícias que chegam de outros lugares que se movimentam mais claramente para retomar a agenda do turismo. São Paulo, por exemplo, deve fazer da Oktoberfest paulistana um evento-teste. Balneário Camboriú prepara um “verão dos vacinados” e Florianópolis estuda promover um Réveillon.
— Quanto mais tarde for a decisão, mais difícil fica para as cervejarias também. Elas precisam se preparar, programar a produção, comprar insumo, alugar barril e contêiner para guardar chope — acrescenta Zanetti.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao programa Santa 3 por 4 desta quarta-feira (15), o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) disse que a decisão da Oktoberfest deve sair na próxima semana, na quinta ou sexta-feira. Ele voltou a repetir que a programação depende do cenário da pandemia e que a vida e a proteção à saúde das pessoas são prioridades.
— Eu preciso ter responsabilidade na decisão, positiva ou negativa — disse.
Leia também:
Vice-presidente da Unimed Blumenau renuncia e cita “misoginia” e “discriminação”
Havan mira Nordeste e vai investir mais de R$ 300 milhões ainda em 2021 em novas lojas
Cervejarias de Blumenau se preparam para virar empresas internacionais
Pedidos de seguro-desemprego em SC caem 28% em 2021
Como uma empresa de Blumenau cresceu na pandemia com aluguel de empilhadeiras
Comprar sem sair de casa: minimercados em condomínios viram aposta de startup de SC
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram