“Nossa festa, nossa cerveja”. Com este mote, cervejarias de Blumenau e região preparam um movimento em defesa de uma “Oktoberfest artesanal”. O lançamento oficial está previsto para esta quarta-feira (8). A iniciativa é liderada pela Associação Vale da Cerveja e pelo Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Santa Catarina (Sindibebidas-SC).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

As duas entidades já vinham se articulando nos bastidores pela causa. Em janeiro, a coluna antecipou que representantes do setor haviam apresentado à prefeitura um plano para fazer da Oktoberfest Blumenau um evento 100% regional. Isso significaria que apenas chope produzido no Vale Europeu seria servido ao público durante os 19 dias de festa.

O “plano secreto” das cervejarias de Blumenau e região para revolucionar a Oktoberfest

Em um ofício entregue ao prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e ao secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, associação e sindicato formalizaram uma sugestão para que a Oktoberfest fosse regada por até 20 cervejarias da região. Além de valorizar a produção local, as entidades elencaram fatores econômicos e culturais que embasariam a proposta.

Continua depois da publicidade

O movimento de agora, que institucionaliza a pauta, não deve ser isolado. Os cervejeiros foram buscar apoio de entidades de classe que, embora não tenham ligação direta com o segmento, veriam a ideia com bons olhos. A expectativa é de que outras associações empresariais acabem aderindo à causa.

A iniciativa novamente coloca em discussão o atual modelo econômico da Oktoberfest, que privilegia uma única grande cervejaria – na última edição, a Ambev, com a Spaten. O formato tem se mostrado rentável à prefeitura nos últimos anos, com a diluição de investimentos e recordes de superávit financeiro. Ainda assim, cervejarias de Blumenau e região alegam que teriam condições de abastecer a festa.

A nova licitação que o município está preparando para a Oktoberfest deve prever um contrato por até seis edições. Uma das novidades previstas no edital é a possibilidade de formação de consórcio, o que em tese abriria uma janela de oportunidade para as artesanais locais entrarem na disputa.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Construção de três grandes prédios atrás de shopping de Blumenau será discutida em audiência

Continua depois da publicidade

Entre erros e acertos, estreia da nova Sommerfest Blumenau indica um caminho para o futuro

Grupo investe R$ 40 milhões em novo hotel em SC

Quanto a Viacredi projeta distribuir em sobras aos cooperados em 2023