Uma das mais tradicionais cervejarias de Santa Catarina está em busca de um novo dono. Sócios da Bierland, de Blumenau, colocaram a empresa à venda alegando “objetivos particulares”. Um comunicado informando a decisão começou a circular na tarde desta terça-feira (29) em grupos de WhatsApp de cervejeiros.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

Este mesmo comunicado enaltece as credenciais do negócio: 21 anos de mercado, fábrica própria com capacidade para fabricar até 120 mil litros de cerveja por mês e diversas receitas premiadas, com 130 medalhas em diversas competições nacionais e internacionais.

Os donos ainda dizem que a empresa está sem dívidas, com obrigações fiscais e tributárias em dia, registro ativo no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e licença ambiental em “plena e longa validade”.

Além de cervejas, a atual fábrica da marca permite a produção de outros tipos de bebidas. No ano passado, a empresa chegou a relançar uma linha de energéticos.

Continua depois da publicidade

“Decisão difícil”

Sócio da Bierland, o empresário Eduardo Krueger confirmou à coluna a “decisão difícil” de vender a empresa. Ele garante que a cervejaria não está quebrando, mas que os gestores querem sair da área. A marca acabou de participar da Oktoberfest Blumenau e frequentemente tem sido uma das artesanais regionais que mais vendem na festa.

— O negócio está redondo e estamos aproveitando uma oportunidade para sair por cima — afirma Krueger, admitindo, porém, que o momento do mercado para as artesanais é desafiador e com pouca perspectiva de melhora no curto prazo.

Há possibilidades distintas para uma eventual transação, que serão avaliadas conforme as propostas que forem colocadas à mesa. Embora se considere uma venda total, os sócios não descartam completamente a possibilidade de permanecerem no negócio com uma fatia menor, caso um investidor compre o controle acionário.

A decisão pela venda já era cogitada há mais tempo. A Bierland interrompeu a produção nesta semana. A marca ainda tem estoque, mas deve começar a sumir dos pontos de venda em breve.

Continua depois da publicidade

Veja quais cervejarias artesanais participaram da Oktoberfest Blumenau 2024

Leia também

Rede de supermercados que mais cresce em SC bate recorde de inaugurações em um ano

Imagens de drone revelam spoiler da reforma de icônico restaurante de SC

Nomes de peso vão disputar o Prêmio Gustav Salinger em Blumenau; veja finalistas

Oktoberfest Blumenau supera trauma de 2023, dribla sustos e tem público acima da média em 2024

Almeida Junior planeja construção de segundo prédio em Balneário Camboriú