A Alles Blau está tirando do papel um agressivo plano de expansão. A cervejaria de Blumenau desenvolveu um modelo de franquias cuja proposta é disseminar as cervejas artesanais da marca em diferentes canais de venda. O lançamento oficial será no final do mês durante a ABF Franchising Expo, maior feira do segmento na América Latina, que ocorre em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Além dos tradicionais pontos de venda em shoppings e lojas de rua, os franqueados poderão explorar outros formatos de negócio. O de maior investimento é o brewpub, que disponibilizará estrutura própria para produção de cerveja, com acompanhamento técnico da empresa. Há também as opções de um biertruck – uma espécie de cervejaria ambulante para levar as receitas da marca para eventos – e até mesmo um carrinho de praia, daqueles semelhantes aos de picolés.
O projeto vem sendo elaborado há um ano e demandou investimentos de pelo menos R$ 1 milhão, segundo o diretor e sommelier da Alles Blau, Davi Zimmermann, que trata a proposta como uma inovação diante de um mercado de cervejas artesanais cada vez mais acirrado.
Antes mesmo de ser lançado, o modelo já despertou interesse em potenciais franqueados. Há pelo menos 35 prospecções em andamento para levar os produtos da marca, inclusive, para outros estados do país. A meta, ainda de acordo com Zimmermann, é ter pelo menos 100 franqueados, nos diferentes formatos, até o final do ano que vem.
Continua depois da publicidade