Ao determinar a modalidade pregão na licitação para as cervejarias artesanais da Oktoberfest Blumenau, a Vila Germânica cogitava repetir entre as fabricantes regionais de chope o leilão visto na briga pelo posto de cervejaria oficial da festa. Naquela ocasião, Ambev e Heineken protagonizaram um embate histórico, com uma troca de 25 lances que rendeu um ágio de 80% aos cofres públicos. Não foi o que se viu nesta semana, no entanto, quando as propostas da concorrência restrita a empresas do Vale Europeu foram colocadas à mesa.
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Com uma postura comercial agressiva, a Bierland, veterana de Oktoberfest, chegou dando as cartas e tratou de impedir qualquer “emoção” à disputa. A marca ofereceu o maior valor por seis dos sete pontos de venda disponíveis dentro da Vila Germânica e garantiu a prerrogativa da escolha. Em pelo menos dois casos (veja o mapa de preços abaixo), a diferença do lance para a segunda colocada passou dos R$ 150 mil. E em nenhum deles houve disposição dos adversários para cobrir a oferta.
— Nós queríamos garantir presença — justifica Eduardo Krueger, sócio e diretor da cervejaria.
Embora o edital abrisse possibilidade para todas as concorrentes darem lances em todos os sete pontos, cada cervejaria, no fim, pode arrematar apenas um estande. O movimento incisivo conferiu à Bierland um leque de seis opções e o “luxo” de escolher qual lugar quer ocupar na Oktoberfest Blumenau em 2023 e 2024, algo um tanto incomum no histórico na festa, mas previsto nas regras do jogo.
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Krueger adiantou à coluna que deve optar por um ponto no setor 1, mais valorizado porque também valerá para a Sommerfest – ou o novo evento que será criado em seu lugar – e permite a possibilidade de exploração de um mezanino para ações institucionais. Além disso, é um local em que a marca já esteve em edições anteriores e colheu bons resultados de venda, acrescenta o empresário.
Os outros cinco pontos a que a Bierland teria direito de explorar serão distribuídos entre as demais cervejarias. Em cada caso, a dona do segundo maior lance passa a ter preferência de escolha.
O mapa dos preços
Quanto cada cervejaria se dispôs a pagar para estar na Oktoberfest Blumenau em 2023 e 2024
Ponto 1 (lance mínimo: R$ 187.362,74)
Bierland: R$ 444.004
Alles Blau: R$ 300.000
Holzbier: R$ 220.001
Borck/Das Bier: R$ 206.099
Scholer’s: R$ 202.000
Wunder Bier: R$ 197.000
Blumenau: R$ 190.000
Schornstein: R$ 187.370
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Ponto 2 (lance mínimo: R$ 323.668,80)
Bierland: R$ 464.004
Alles Blau: R$ 400.000
Holzbier: R$ 351.001
Wunder Bier: R$ 342.000
Scholer’s: R$ 330.000
Blumenau: R$ 330.000
Borck/Das Bier: R$ 324.098
Ponto 3 (lance mínimo: R$ 52.098,23)
Bierland: R$ 354.004
Holzbier: R$ 200.001
Blumenau: R$ 160.000
Alles Blau: R$ 150.000
Scholer’s: R$ 110.000
Borck/Das Bier: R$ 100.007
Wunder Bier: R$ 62.100
Schornstein: R$ 52.100
Ponto 4 (lance mínimo: R$ 145.233,93)
Scholer’s: R$ 362.000
Bierland: R$ 354.004
Blumenau: R$ 240.000
Borck/Das Bier: R$ 200.006
Holzbier: R$ 200.001
Wunder Bier: R$ 165.000
Alles Blau: R$ 155.000
Schornstein: R$ 145.250
Ponto 5 (lance mínimo: R$ 197.106,00)
Bierland: R$ 494.004
Blumenau: R$ 340.000
Alles Blau: R$ 300.000
Scholer’s: R$ 222.000
Wunder Bier: R$ 210.000
Schornstein: R$ 210.000
Holzbier: R$ 200.001
Borck/Das Bier: R$ 198.000
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Ponto 6 (lance mínimo: R$ 56.136,47)
Bierland: R$ 424.004
Blumenau: R$ 240.000
Holzbier: R$ 200.001
Scholer’s: R$ 198.000
Alles Blau: R$ 150.000
Borck/Das Bier: R$ 100.007
Wunder Bier: R$ 62.100
Schornstein: R$ 56.300
Ponto 7 (lance mínimo: R$ 43.778,28)
Bierland: R$ 224.004
Holzbier: R$ 150.001
Scholer’s: R$ 142.000
Alles Blau: R$ 100.000
Blumenau: R$ 90.000
Wunder Bier: R$ 90.000
Borck/Das Bier: R$ 84.005
Ponto 8* (lance mínimo: R$ 10.893,11)
Consórcio Balbúrdia, Container, Oma’s, Segredos do Malte e Kewitz: R$ 10.893,11
*Exclusivo para microcervejarias de Blumenau com produção mensal inferior a 25 mil litros
Aliás
Mesmo sem leilão na prática, a licitação das cervejarias artesanais deve render um bom dinheiro para a organização da Oktoberfest Blumenau. Pelo mapa de preços posto, cálculos iniciais permitem estimar um ágio superior a 80%. No edital, a prefeitura havia estabelecido uma arrecadação mínima de R$ 1,01 milhão apenas pelos direitos de exploração dos oito pontos de venda para duas edições da festa.
O resultado, no entanto, ainda não é oficial. O processo está na fase de habilitação das concorrentes e será seguido da abertura de prazo para recursos. Somente depois de vencidas estas etapas os vencedores serão devidamente homologados.
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