Avançou o projeto da Lepper, centenária indústria têxtil de Joinville, de construir uma nova fábrica em Araquari, região Norte de Santa Catarina. Audiência pública convocada para o dia 27 deste mês vai apresentar o estudo de impacto de vizinhança (EIV) do empreendimento. Será no auditório da prefeitura da cidade, a partir das 19h. É uma oportunidade para a comunidade local conhecer detalhes da proposta.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo o próprio EIV, o projeto contempla a construção de uma unidade fabril na BR-280, no bairro Volta Redonda, dedicada à produção de artigos têxteis de cama, mesa e banho. O investimento seria dividido em duas etapas, primeiro com a implantação de uma tecelagem e uma pequena área administrativa. O complexo inteiro, em uma segunda fase, somaria 27 mil metros quadrados de área construída, com estimativa para abrigar cerca de 500 pessoas.

A apresentação do estudo em audiência pública faz parte de um rito obrigatório na instalação de empreendimentos de grande porte. A coluna apurou que a Lepper está antecipando essa etapa, mas ainda não tem prazo para iniciar as obras e nem um cronograma de instalação na cidade vizinha. Por enquanto nada muda nas operações em Joinville.

A construção de uma nova fábrica em Araquari – município que tem atraído investimentos industriais pela boa localização, próxima a portos, e política de incentivos fiscais – já está no radar da Lepper há algum tempo. As atuais instalações da empresa ficam em uma área central de Joinville, com grande adensamento urbano.

Continua depois da publicidade

Indústrias nestas condições têm buscado espaços maiores e mais próximos de rodovias para facilitar a logística de escoamento da produção. No Vale, situação semelhante vive a tradicional metalúrgica Altona, que tem planos para transferir a fábrica de Blumenau para Gaspar.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Acesse também​

A semelhança entre Jorginho e Décio que é inimaginável dentro das bolhas

Antiga prefeitura de Blumenau irá passar por reforma interna

Agência nega pedido da Blumob para aumentar tarifa de ônibus em Blumenau

General Motors anuncia volta do terceiro turno e 130 novos empregos em fábrica de SC