Erguido em 1888, o casarão da foto acima, que no passado chegou a abrigar hotel e restaurante, mas que atualmente está fechado, enfim ganhará um novo destino. A empresa Haco, dona do imóvel, protocolou na Intendência da Vila Itoupava a proposta de cessão do espaço à prefeitura de Blumenau por um período inicial de 10 anos, que poderá ser renovado pelo mesmo período.
Continua depois da publicidade
A ideia é transferir para o local parte das atividades desenvolvidas pelo Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, que hoje acontecem na antiga sede da Cervejaria Feldmann. Segundo o intendente Leandro Silva, não haverá cobrança de aluguel. Com a cessão, o município assumirá apenas as despesas com a manutenção do imóvel.
Um dos motivos da mudança é o fato de o imóvel estar localizado em uma área de menor movimento. A antiga Cervejaria Feldmann fica às margens da SC-408, uma rodovia de intenso tráfego. É um fator que representa risco constante para crianças, maioria entre os participantes dos projetos desenvolvidos pelo Centro Cultural.
Com três andares e tombado desde 2007 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel está passando por restauração. A expectativa é que a obra seja concluída no ano que vem.

Continua depois da publicidade