*Correção: o texto originalmente publicado dizia que a casa havia sido construída em 1879. Na verdade, ela é de 1897 e, portanto, tem mais de 120 anos, não 140.

Continua depois da publicidade

Um casarão histórico de Blumenau ganhou nova vocação gastronômica. Construído em 1897, o imóvel na Rua Xavantina, no bairro Itoupava Seca, foi revitalizado pelos sócios Julien Baier Gauche e Maico Kasmirski para dar lugar ao restaurante Norden, que funcionará para almoço e jantar. O estabelecimento foi apresentado a convidados, empresários e autoridades políticas na noite da última quinta-feira (7) e abre ao público neste sábado (9).

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Além da casa com dois pavimentos e um porão, os investidores criaram também um Biergarten na área externa, que será palco para apresentações musicais e culturais. Metade do cardápio será de gastronomia germânica e outra terá pratos de outros países europeus, além de chopes artesanais e drinks autorais. O bufê completo começará a ser servido no dia 18 deste mês. 

— Optamos em investir também na gastronomia germânica por ser extremamente saborosa, bem servida e fazer parte de nossas raízes — diz Gauche.

Continua depois da publicidade

A ideia do restaurante é antiga. O plano inicial era abri-lo junto ao Hotel Rex, que pertencia à família da mãe de Gauche. O empreendimento, no entanto, foi vendido em 2016 à rede Slaviero por “força maior”, lembra o empresário, que decidiu tocar o projeto em outro local.

Maico Kasmirski e Julien Baier Gauche são os sócios do Norden
Maico Kasmirski e Julien Baier Gauche são os sócios do Norden (Foto: Pedro Waldrich, Divulgação)

O imóvel de mais de 120 anos na Rua Xavantina foi parcialmente alugado no começo antes de ser comprado. Ao longo dos últimos cinco anos, os investimentos na restauração, incluindo ampliações e reformas do subsolo, somaram R$ 4,5 milhões. Neste meio tempo, Kasmirski entrou como sócio no negócio.

Por enquanto, o Norden abrirá o Biergarten de terça a sexta-feira, das 16h30min às 24h, e aos sábados e domingos das 11h às 24h. O bufê começa a funcionar no dia 18, de segunda a sexta, das 11h às 14h.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também

Cooper planeja abrir 50 novas lojas nos próximos cinco anos

Altenburg confirma inauguração de fábrica de mais de R$ 30 milhões no Nordeste

Rede Hilton inicia por SC expansão na América Latina de marca de hotéis econômicos

Movimento de compra e venda de empresas de Blumenau continuará forte, avalia especialista

Assembleia da Unimed Blumenau rejeita retomada de obras em hospital na Vila Nova​​

Nova dona da Hemmer, Kraft Heinz compra segunda empresa em uma semana​​​​​​

Gaspar terá condomínio residencial de alto padrão em área de 800 mil metros quadrados