O carnê do IPTU do contribuinte de Blumenau chegará em janeiro com aumento de 5,2%. O reajuste, como é praxe, equivale à variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulada em 12 meses, entre dezembro de 2019 e novembro deste ano.

Continua depois da publicidade

​> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

O mesmo índice será aplicado nos tributos, preços públicos e multas municipais em 2021, conforme decreto publicado nesta semana. Já o valor de referência (VR) para o cálculo venal das edificações foi estabelecido em R$ 1.146,02.

A prefeitura ainda acerta os últimos detalhes para iniciar a impressão dos carnês. O secretário da Fazenda, César Poltronieri, diz que a expectativa é que eles comecem a chegar aos contribuintes a partir do dia 11 de janeiro. Isso sem considerar eventuais impactos da pandemia na logística dos Correios.

Segundo o portal da transparência, a prefeitura arrecadou, em valores líquidos, R$ 99,2 milhões com o IPTU neste ano. A última atualização dos dados foi quarta-feira (9). A Fazenda ainda não tem uma estimativa de arrecadação para 2021.

Continua depois da publicidade

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.