Em sessão ordinária realizada à distância por causa do novo coronavírus, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou na tarde desta terça-feira (24) projeto de lei que autoriza a prefeitura a fazer um novo parcelamento de dívidas com o ISSBlu, autarquia que administra o plano de seguridade social dos servidores públicos.
Continua depois da publicidade
Com o aval da maioria dos parlamentares, o município vai pagar em 48 vezes um débito de R$ 17,1 milhões. O valor corresponde ao atraso no recolhimento das contribuições devidas pelo poder Executivo e pelo Fundo Municipal de Saúde no período de setembro a dezembro de 2019, além da gratificação natalina do ano passado.
A proposta já havia sido aprovada em votação apertada do Conselho Administrativo do ISSBlu no dia 10 deste mês. O município, no entanto, queria um prazo maior para amortizar a dívida, de 60 meses. O atraso no recolhimento, segundo a prefeitura, se deve à difícil situação financeira, provocada por queda na arrecadação e nos repasses de verbas federais e estaduais.