Já era esperado. A proximidade das eleições municipais provocou uma debandada no primeiro escalão da prefeitura de Blumenau, resultando em um troca-troca em várias pastas do governo. Na prática, o calendário eleitoral forçou uma minrreforma administrativa no município, já que secretários que pretendem disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores tinham até este sábado (6) para se desvincularem dos cargos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O então secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann (PSDB), e o intendente da Vila Itoupava, Leandro Índio (PSDB), puxaram a fila na semana passada e já haviam deixado o governo. Eles foram substituídos, respectivamente, pela historiadora Sueli Petry e por Valmor Valdir Canal, que já ocupavam funções relevantes nas respectivas pastas.
Quem são os secretários que deixaram o governo
Eles são cotados para serem candidatos a vereador em outubro
Continua depois da publicidade
Nesta sexta (5) o prefeito Mário Hildebrandt (PL) confirmou mudanças em mais cinco secretarias, todas motivadas pelas eleições. Deixam os cargos Alexandre Matias (Educação), Marcelo Lanzarin (Saúde), Giselle Chirolli (Pessoa com Deficiência e Paradesporto), Valdecir Mengarda (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo) e Egídio Beckhauser (Esportes). Eleitos vereadores em 2020, Matias e Lanzarin retornarão à Câmara.
Os substitutos são “prata da casa” e já atuam em diretorias das respectivas secretarias: Sonia Cipriani (Educação), Jaqueline Mocelin (Saúde), Bruna Cristina Gomes de Araújo (Pessoa com Deficiência e Paradesporto), Christiano Sens (Esportes) e Charles Schwanke (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo). Os dois últimos já tiveram status de secretário antes.
A lista ainda pode aumentar porque, em caso de disputa à majoritária (leia-se prefeito e vice), os candidatos precisam deixar o cargo de secretário quatro meses antes das eleições.
Leia também
Enchentes em série causaram estrago bilionário na economia de Blumenau e região, diz relatório
Continua depois da publicidade
Empresa de SC é escolhida para dar curso inédito da gigante Microsoft no Brasil
Salão de teatro em Blumenau conhecido por jantares memoráveis está de cara nova
Campanha curiosa ensina a pronunciar nome de marca centenária de SC; veja vídeo
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp