O Blusoft, que representa o setor tecnológico de Blumenau, tem novo presidente. Bruno Tiergarten, diretor da Megasul Sistemas, foi eleito nesta quinta-feira (9) para dirigir a entidade no triênio 2022-2024. Ele assume a cadeira deixada por Henrique Bilbao, que passa a integrar o conselho da entidade.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Aos 39 anos, Tiergarten estabeleceu como meta continuar promovendo a integração entre os atores do ecossistema de inovação de Blumenau, algo que se fortaleceu nos últimos anos.
— Um dos objetivos é fazer com que essas entidades se unam e tenham mais força juntas — diz.
Por atores, leiam-se entidades representativas, instituições de ensino, incubadoras e aceleradoras de empresa, além de potenciais investidores dispostos a aportar recursos para desenvolver novos negócios.
Continua depois da publicidade
Carro-chefe do Blusoft, o programa Entra21, que oferece cursos gratuitos de informática a jovens de baixa renda, também deve mudar de patamar ao longo da gestão de Tiergarten. Um dos legados da atual diretoria foi encaminhar a estadualização da iniciativa, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.
Um pré-lançamento da versão estadual do Entra21 foi feito também nesta quinta-feira. Detalhes de como vai funcionar ainda serão divulgados, mas à coluna Tiergarten explicou que a ideia é aumentar em cinco vezes o número de pessoas capacitadas – as turmas anuais formam em média 300 pessoas em Blumenau, e o objetivo é elevar esse número para 1,6 mil em todo o Estado.
A coordenação continuará a cargo do Blusoft, um reconhecimento ao trabalho e à insistência da entidade – a estadualização do Entra21 já era discutida nos bastidores há tempos. A maior parte da capacitação deve acontecer a distância já a partir do próximo ano. Aulas presenciais, no entanto, não estão descartadas. Neste caso, vai depender da adesão de prefeituras à proposta, que ajudarão a viabilizar esse formato.
Segundo Bilbao, no futuro a versão estadual do Entra21 poderia beneficiar até 6 mil pessoas. O desafio agora será encontrar prefeituras e empresas de outras regiões dispostas a abraçarem e ajudarem a financiar a causa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Empresa têxtil de Blumenau vai abrir fábrica na Serra Catarinense
Moradores querem limitar construção de novos prédios no bairro Vila Nova em Blumenau
Antiga fábrica de centenária empresa de SC é comprada por R$ 37,5 milhões em leilão
Britânia planeja investir R$ 130 milhões em nova fábrica de eletrodomésticos em SC
Empresa gaúcha de refrigerantes abre novo centro de distribuição em Blumenau
Natal em Blumenau tem potencial para ser a Oktoberfest de novembro e dezembro