É cada vez maior o número de pessoas que formalizam o próprio negócio em Blumenau. Em um intervalo de cinco anos, o saldo de novos microempreendedores individuais dobrou na cidade. Em 2017, foram 1.528, volume que saltou para 3.078 em 2022. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) e foram apresentados em reunião da diretoria da Acib na última semana.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Há razões que explicam a ascensão daqueles que decidiram se aventurar no universo empreendedor e abrir uma empresa. Um dos principais impulsionadores desse movimento foi a pandemia de Covid-19, avalia o secretário Felipe Rodrigues. A crise sanitária que impôs restrições à economia, acrescenta ele, fez com que muita gente buscasse uma renda extra.

Em outras situações, investir no próprio negócio foi a única saída para quem perdeu o emprego e não conseguiu recolocação no mercado. Estes casos costumam ser tratados por especialistas como “empreendedorismo de necessidade”.

Rodrigues também credita os números à agilidade para abertura de novos negócios proporcionada pela Praça do Empreendedor. Recente levantamento divulgado pelo Sebrae-SC revelou que Blumenau foi a cidade catarinense que mais recebeu empreendedores que queriam abrir, regularizar ou fechar uma empresa em 2022. Foram quase 22 mil atendimentos feitos no ano passado.

Continua depois da publicidade

O secretário calcula que Blumenau tem pelo menos 25 mil microempreendedores individuais ativos, que tiram nota com regularidade. Este segmento na prática é ainda maior considerando que muitas pequenas empresas ainda existem, mas estão paradas, e outras tantas atuam na informalidade. Regularizar esses casos significa dar mais dinamismo à economia e aumentar a arrecadação de impostos.

Saldo de novos MEIs em Blumenau

2017: 1.528
2018: 1.918
2019: 2.471
2020: 2.572
2021: 3.012
2022: 3.078

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Altona é sondada por investidor interessado em terreno da empresa

Rede nacional de hamburguerias planeja abrir cinco restaurantes em SC

Gerente regional da Celesc em Blumenau é promovido a diretor da empresa na Capital

A semente para a revolução da Oktoberfest Blumenau foi plantada e agora precisa ser regada