Professores e educadores da rede municipal de Blumenau receberão em agosto a primeira parcela do abono, também chamado de 14º salário da categoria. A Câmara de Vereadores aprovou nesta quinta-feira (22), em regime de urgência, um projeto que altera a lei que trata do benefício e permite ao município fazer o pagamento em duas vezes.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

A mudança na legislação abre caminho para que a prefeitura quite uma parcela já na folha de julho – antes era tudo pago em dezembro. A medida terá um impacto financeiro de R$ 3,7 milhões e beneficiará 3.179 servidores. Como é uma antecipação, não há despesa extra no orçamento anual. A segunda parcela será depositada no fim do ano.

O pagamento em duas vezes atende a um pedido dos próprios servidores. Além da renda extra disponível na metade do ano, a divisão em duas parcelas reduz a “mordida” do recolhimento do imposto de renda que impacta na folha. Na prática, o abono passa a render mais.

A concessão do benefício, por lei, é condicionada ao repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) da União ao município.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Loja da Havan no Centro Histórico de Blumenau será avaliada novamente por conselho

Investidores projetam shopping atacadista com 150 lojas e cinema em Gaspar

Terreno baldio em Blumenau vai dar lugar a condomínio com mais de 200 apartamentos

Fiesc sugere à prefeitura venda parcelada do Complexo do Sesi em Blumenau​​​

Mansão em condomínio de luxo de Jurerê Internacional vai a leilão em ação criminal

Cervejarias fazem apelo por Oktoberfest Blumenau 2021 “com responsabilidade”​​​​​​​​​

​​​​​​Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram