Um dos mais conhecidos cartões-postais de Blumenau pode ganhar um novo acesso a partir de um túnel subterrâneo. A prefeitura vai contratar estudos para saber se é viável implantar uma passagem inferior ligando a Rua Tocantins até a Ponte de Ferro, passando por baixo da Avenida Martin Luther.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Licitação lançada nesta semana prevê um pagamento de até R$ 582 mil para a empresa vencedora elaborar os projetos básico e executivo de engenharia e também de impacto ambiental. O recurso virá de um financiamento do município com o Banco do Brasil. As propostas serão recebidas no dia 2 de dezembro.

Pelo esboço inicial, um túnel de 80 metros de extensão seria escavado na Rua Tocantins um pouco antes da sinaleira que fica no cruzamento da via com a Martin Luther (veja no mapa abaixo), em um ponto de subida. A estrutura repetiria o mesmo caminho percorrido atualmente, mas por debaixo da terra, com largura suficiente para comportar pelo menos uma faixa de tráfego.

Área projetada para a passagem inferior (Foto: Reprodução)

A contratação do estudo não é garantia de que a passagem subterrânea será executada. Diz o secretário de Obras, Michael Maiochi, que a ideia é avaliar possibilidades para eliminar um gargalo do trânsito local.
Hoje a pista mais a esquerda da Rua São Paulo comumente registra filas de veículos que entram na Rua Tocantins, seja para seguir para o bairro Ponta Aguda (passando pela ponte) ou para retornar à Avenida Martin Luther.

Continua depois da publicidade

As possibilidades inicialmente previstas incluem criar um túnel na pista à direita da Rua Tocantins, permitindo que veículos que se dirigem à Ponta Aguda evitem parar na sinaleira, ou implantar a passagem em ambas as faixas. Neste caso, quem quiser retornar à Martin Luther precisaria seguir pela Rua São Paulo e dar a volta na prefeitura.

— Os estudos vão apontar as alternativas — diz Maiochi.

Mirante

A mesma licitação também vai cobrar da empresa vencedora um estudo para reformar a Ponte de Ferro e ampliar o passeio para pedestres, atualmente com cerca de 320 metros de extensão. Segundo Maiochi, a ideia é alargar o espaço. Também está prevista a implantação de um mirante para contemplação do Rio Itajaí-Açu.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Acesse também

A estratégia por trás do novo aumento da passagem de ônibus em Blumenau

Blumenau busca patrocínio para bancar alto cachê do show do Réveillon

Empresa diz que assume obra da Prainha em Blumenau “se a conta fechar”

Passagem de ônibus em Blumenau vai ficar mais cara em dezembro