A prefeitura de Blumenau vai atrás de uma resposta para uma pergunta que costuma rondar o trade turístico: quanto os grandes eventos promovidos pela cidade injetam na economia local?
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Para entender melhor isso, a Secretaria de Turismo e Lazer prepara a criação de um observatório do turismo. Um dos objetivos é reunir e compilar, periodicamente, dados sobre os impactos financeiros desse tipo de programação.
Esse levantamento vai considerar a movimentação em setores da economia como hotéis, bares e restaurantes, além da arrecadação de impostos e geração de empregos.
Hoje só a Oktoberfest tem uma estimativa disso – algo em torno de R$ 250 milhões, segundo um cálculo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ainda é pouco. Páscoa, Natal e Réveillon, por exemplo, não têm números precisos.
Continua depois da publicidade
Ter uma noção da dimensão financeira da programação turística vai ajudar na “venda” de Blumenau como destino. É também um trunfo para atrair patrocinadores.
Segundo o secretário Marcelo Greuel, a ideia é alimentar uma plataforma em tempo real. Para isso, lojistas, proprietários de hotéis e donos de restaurantes, por exemplo, vão precisar colaborar.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Desfile no metaverso mostra potencial da inovação na moda apresentada na Febratex
Continua depois da publicidade
Blumenau busca inspiração na Disney para os desfiles de Natal; veja datas e carros alegóricos
A nova estratégia da Cooper é comprar pequenos mercados
Os dois cenários em que Moisés não lidera a pesquisa Ipec ao governo de SC