Um novo evento de negócios destinado ao mercado têxtil passará a integrar o calendário de eventos de Blumenau a partir desta terça-feira (8). A primeira edição da Feira de Inovações Tecnológicas, Máquinas e Acessórios Têxteis (Fitmatêxtil) vai ocorrer no setor 2 da Vila Germânica até sexta (11).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A organização é da Via Ápia, promotora de eventos já conhecida na cidade pela tradicional Fenahabit, voltada aos segmentos imobiliário e da construção civil. Em sua estreia, a Fitmatêxtil vai ocupar uma área de 5 mil metros quadrados e terá 70 expositores, entre fabricantes de máquinas e produtos químicos da cadeia têxtil, além de palestras.

Segundo Júlio César de Oliveira, da Via Ápia, o novo evento surgiu de um desejo de expositores. Ele refuta o rótulo de concorrente da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil (Febratex), considerada a maior do ramo nas Américas, e trata a Fitmatêxtil como alternativa.

— É uma experiência nossa para que a região possa ter mais um evento – defende.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com Oliveira, há fabricantes de máquinas e acessórios que não queriam esperar um intervalo muito longo para apresentar lançamentos e fechar negócios. A Febratex tradicional ocorre a cada dois anos – a próxima edição está marcada para 2024 – e a ideia da Fitmatêxtil, segundo ele, é preencher essa lacuna dos anos ímpares.

Oliveira estima que a edição de estreia deva receber 8 mil e 12 mil visitantes. A Fitmatêxtil conta com apoio do Sebrae-SC, do Sintex, do Simmmeb, da Acib, da Fiesc, da Abimaq e do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC). A entrada é gratuita das 14h às 21h, mas deve ser feito credenciamento antecipado neste site.

Aliás

A Febratex que vai acontecer em 2023, nos dias 23 e 24 de agosto, é do formato Summit, com foco em palestras e conteúdos voltados à inovação e sustentabilidade, e não o modelo tradicional, com estandes de vendas. Este ocorreu em 2022, reunindo 56 mil visitantes, e retornará em 2024.

Leia também

Cervejarias tradicionais de Blumenau e região correm risco de ficar fora da Oktoberfest

Visita de Jorginho a Blumenau tem disputa por espaços, alfinetada e ensaio para as eleições 2024

Empresa de Blumenau recém-comprada por multinacional demite 60 funcionários

Cervejaria abre o bolso e se dá o luxo de escolher lugar na Oktoberfest Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp