Novas concessões de espaços e serviços públicos estão no radar da prefeitura de Blumenau. As novidades incluem o sistema de iluminação pública da cidade, o Museu da Água, a Praça dos Músicos, a Praça do Estudante, a Fonte Luminosa e o Parcão. Os projetos estão sendo analisados pela Secretaria de Parcerias e Concessões e ainda não têm data para saírem do papel.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Há complexidades diferentes entre eles. O caso da iluminação pública é um exemplo. O secretário Marcelo Althoff diz que a pasta ainda avalia a melhor modelagem econômica. A título de comparação, Curitiba (PR) fez leilão do mesmo serviço nesta semana. A empresa vencedora apresentou uma oferta de R$ 1,1 milhão.
Já em relação à Praça dos Músicos, no bairro Itoupava Seca, a ideia inicial é criar um espaço semelhante ao da Praça Dr. Blumenau, com quiosque e banheiros abertos ao público. A área foi recentemente adotada por uma empresa, que irá instalar um novo playground. Isso, no entanto, não deve afetar a concessão. Há possibilidade de as duas coisas caminharem lado a lado.
Parcerias com a iniciativa privada são uma das bandeiras da gestão do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Na lista de projetos lançados e que já começaram a rodar estão a Praça Dr. Blumenau, o Museu da Cerveja e o City Tour.
Continua depois da publicidade
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Fundo de investimento compra 10% da dona da Uniasselvi por R$ 300 milhões
Tradicional indústria de SC dá a volta por cima e tem recuperação judicial encerrada
Blumenau coloca em xeque futuro da Sommerfest
Estudo para concessão da rodoviária de Blumenau avança, mas licitação fica para 2023
Construção de estacionamento privado na rua da Hering será avaliada em Blumenau