A região Norte de Blumenau pode ganhar um novo e gigante complexo comercial. Já tramita dentro da prefeitura um projeto que prevê a construção do Centro Comercial Mafisa. O empreendimento englobaria edificações já existentes, como o Vale Auto Shopping, a Uniasselvi e a loja de calçados Studio Z, e outras 10 a serem erguidas no entorno, entre a Rua Dr. Pedro Zimmermann e às margens da BR-470.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Ao todo, seriam 107 mil metros quadrados de área construída, mais do que triplicando o tamanho atual – 33 mil metros quadrados. O investimento seria próximo de R$ 100 milhões, com geração de pelo menos 600 empregos diretos, estima Elemar Franzmann, engenheiro responsável pelo projeto. O período de implantação previsto é de 10 anos, mas esse prazo pode encolher.

O projeto é da empresa FMG, que aluga imóveis próprios a terceiros. Entre as novas construções previstas estão prédios destinados à hotelaria e a setores como tecnologia e saúde. Os planos, no entanto, podem mudar conforme o avanço das tratativas com potenciais investidores.

“A ampliação do empreendimento tem por objetivo resgatar a história local, conectando o cliente em uma imersão de vivências, valores familiares e a oportunidade de transformação”, diz a FMG no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) protocolado na prefeitura.

Continua depois da publicidade

Centro Comercial Mafisa
Vista áerea da localização do empreendimento (Foto: Divulgação)

Uma das novas edificações, pelo projeto, seria erguida pela Uniasselvi, que ampliaria o número de salas de aula aos alunos. Já entre as possíveis operações comerciais adicionais está uma megaloja da Havan. A coluna apurou que a região já vinha sendo mapeada pela rede varejista há mais tempo.

No momento, FMG e prefeitura discutem medidas compensatórias para a implantação do empreendimento. Vencida esta etapa, o projeto deve passar por audiência pública. Segundo Franzmann, a empresa já mantém contatos com outros investidores interessados em instalar negócios no espaço.

Centro Comercial Mafisa
Uma das novas operações do complexo pode ser uma megaloja da Havan (Foto: Divulgação)

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram