Se tudo der certo, em breve mais bueiros inteligentes poderão ser instalados em Blumenau. O empresário Tiago dos Santos, a mente por traz da invenção que fez sucesso em todo o Brasil, se reuniu nesta sexta-feira com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann. Em pauta, a possibilidade de que pessoas e empresas possam adotar outros bueiros pela cidade.
Continua depois da publicidade
A ideia inicial é que elas fiquem responsáveis pelo investimento e pela manutenção, sem ônus para o poder público. Antes de tudo, no entanto, será preciso definir um padrão de medidas e de resistência, tarefa que ficará a cargo de engenheiros da prefeitura.
O bueiro inteligente é um cesto feito de ferro galvanizado que retém o lixo e o material orgânico carregados até às bocas de lobo em dias de chuva. Pequenos orifícios nas laterais garantem o escoamento da água, evitando que a caixa fique entupida.
Tiago tem usado as redes sociais para mostrar a eficiência da iniciativa. A cada limpeza, ele retira xepas de cigarro, canudos e copos plásticos, por exemplo. Não fosse a barreira, tudo isso iria parar no ribeirão próximo de onde mora.

Continua depois da publicidade