Os empresários Valmir Zanetti e Ulysses Kreutzfeld, parceiros no restaurante Bier Vila e na Cerveja Blumenau, devem assumir a gestão do Museu da Cerveja, no Centro Histórico da cidade. Eles foram os únicos a apresentar, nesta sexta-feira (23), proposta para explorar o espaço, dentro da concessão elaborada pela prefeitura. Agora a documentação apresentada será analisada. Em caso de homologação, é encaminhada a assinatura do contrato, válido por 10 anos, renováveis por outros 10.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Pelo espaço, os empresários, caso sejam homologados os vencedores da licitação, pagarão um aluguel mensal de R$ 7.924,15 – o valor mínimo exigido pelo edital. A proposta técnica apresentada pela empresa também será avaliada por uma comissão formada por servidores das secretarias de Turismo e Lazer, Cultura e Planejamento Urbano.

O futuro concessionário poderá dobrar o tamanho do imóvel, além de sublocar até 25% da área total para atividades complementares, como lojas de souvenir, empório e até um brewpub. Além disso, poderá cobrar ingresso para visitação no espaço.

Outras exigências incluem a elaboração de um novo plano museológico e garantias de acessibilidade. Todo o acervo deverá ter legendas e traduções para português, inglês, alemão e espanhol, além da linguagem braile. O espaço também não poderá ficar limitado à história de uma única marca – deve contar a trajetória da cerveja como um todo.

Continua depois da publicidade

Proposta já encaminhada

O projeto dos futuros concessionários é revitalizar a atual estrutura do Museu da Cerveja, com a criação de oito ambientes temáticos que vão contar a história da bebida no mundo e na cidade. O Vale da Cerveja também terá posição de destaque. Além disso, há previsão de criação de uma área externa de convívio para visitantes e turistas.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.