Blumenau está apostando alto no Natal deste ano. A promessa de oferecer “a maior área coberta com temática natalina do Brasil”, como vem sendo alardeado pela prefeitura desde o lançamento, exigirá um investimento recorde na programação. Os custos ficarão na casa dos R$ 7,5 milhões, mais do que o dobro dos cerca de R$ 3 milhões que a direção da Vila Germânica diz ter aplicado em 2021.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A coluna apurou o valor no portal da transparência do município, a partir dos resultados de licitações que envolvem diretamente a organização do Natal em 2022. As despesas estão concentradas principalmente em cenografia, iluminação, preparação dos desfiles e decoração da Vila Germânica e das ruas Humberto de Campos e Alberto Stein.
Confira a programação para o Natal em Blumenau 2022
A fatura final, no entanto, será um pouco mais cara porque há processos licitatórios para contratação de serviços de apoio, como limpeza, segurança e praça de alimentação, válidos também para outros eventos organizados pela prefeitura – entre eles Oktoberfest, Réveillon, Sommerfest e Páscoa.
Continua depois da publicidade
— Se a gente quer ser uma cidade voltada ao turismo, num primeiro momento teremos que investir — defende o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel.
Ele alega, no entanto, que será necessário pouco dinheiro do caixa da prefeitura para bancar a programação. A maior parte dos investimentos, diz o secretário, deve ser custeada com uma fatia do lucro da Oktoberfest, com captação de recursos via Lei Rouanet e também com o apoio da iniciativa privada. A secretaria tem conversas em andamento com possíveis patrocinadores.
Greuel também acrescenta que o acervo de decoração que está sendo adquirido agora reduzirá as despesas de eventos futuros. Boa parte do material, por exemplo, será readaptada para ser aproveitada na Páscoa de 2023, que segundo o secretário terá um custo “irrisório”.
Desvio de rota
A agenda do Papai Noel que Blumenau vai “importar” da Lapônia neste ano precisou ser alterada depois que a programação de Natal foi adiada em uma semana, por conta dos bloqueios nas estradas após o segundo turno das eleições.
Continua depois da publicidade
O Bom Velhinho “verdadeiro” desembarca na cidade em 16 de novembro, como inicialmente previsto. Nos dias que antecederem a abertura do Natal, que agora será só no dia 24, deve participar de ações com crianças em escolas públicas. Outra possibilidade é desfilar em carro aberto.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Acesse também
Investidores do parque da neve em Pomerode têm planos para construir hotel
Blumob pede novo aumento na passagem de ônibus em Blumenau
Tecnologia de SC chama a atenção da Nike e vai parar na Copa do Mundo
Projeto do novo complexo prisional de Blumenau será apresentado a investidores na Bolsa