Boa notícia para o polo de inovação de Blumenau. A cidade acaba de ganhar uma nova incubadora de startups com um modelo novo por aqui, que inclui, além da capacitação, também a aceleração de pequenos negócios promissores. A Rex.co Acelera funcionará no espaço de coworking de mesmo nome na Rua 7 de Setembro, no Centro.

Continua depois da publicidade

De início, a Rex.co Acelera selecionará até cinco empresas. As escolhidas entram na fase de incubação, com três meses de duração. Esta etapa, cujas inscrições para o primeiro ciclo serão abertas na segunda-feira, inclui o processo de estruturação do negócio, com assessoria contábil, jurídica e de comunicação e suporte de uma equipe de mentores, por exemplo.

Na largada, os sócios da iniciativa – Alexandre Adoglio, Alexandre Ferraz e Julio Rodacki – estão disponibilizando uma cota de R$ 500 mil para aplicação nas startups incubadas com maior potencial de crescimento. Em contrapartida, eles ficam com uma parte do negócio. Mas como a ideia é que a estrutura se integre ao ecossistema de inovação da cidade, outros investidores também estarão de olho nas novidades que ali surgirem e poderão fazer aportes.

De acordo com Adoglio, o foco da seleção será em startups focadas em TI que já estão rodando, têm produto validado no mercado e clientela formada, mas que precisam de um empurrãozinho financeiro para fazer o negócio deslanchar. Projetos que ainda estão somente no papel, portanto, não serão considerados.

A Rex.co Acelera já nasce também com duas parcerias. Uma delas, com o Senac Blumenau, permitirá que membros das equipes das startups incubadas façam cursos gratuitos na instituição de ensino. Já o Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) atuará como uma ponte dos empreendedores com linhas de crédito, dando suporte na elaboração de projetos para captação de investimentos.

Continua depois da publicidade

Aliás

Um levantamento feito pelo Sebrae-SC no ano passado com 329 startups do Estado confirmou o que já se sabia na prática: uma das maiores barreiras dos empreendedores é o acesso a recursos financeiros para a promoção do negócio. Cerca de 70% dos entrevistados disseram não ter conseguido captar investimentos externos. A Rex.co chega em boa hora, portanto.