Cresceu o número de microempreendedores individuais (MEIs) em Blumenau. Em um período de 12 meses, entre os dias 13 de janeiro de 2018 e 12 de janeiro deste ano, a base de contribuintes optantes por esse regime tributário subiu de 14.099 para 15.281. Foram 1.182 registros a mais na cidade. Os dados foram extraídos pela coluna do Portal do Empreendedor.
Continua depois da publicidade
Especialistas costumam creditar o avanço do microempreendedorismo individual a dois fatores. Um deles é a maior conscientização da importância de tirar o negócio da informalidade, com a garantia de direitos como aposentadoria e auxílio-doença.
No segundo caso, a adesão ao MEI muitas vezes é motivada pelo chamado empreendedorismo de necessidade: pessoas que perderam ou não conseguem achar emprego, ou até mesmo cansaram de ser empregadas e decidiram apostar em um negócio próprio.
Profissionais de diversas atividades podem ser enquadrados como MEI. Mas há algumas condições para adesão. O faturamento não pode ser superior a R$ 81 mil por ano e o empreendedor não pode ser sócio, administrador ou dono de uma outra empresa, por exemplo.
Mais movimento na praça
A Praça do Empreendedor de Blumenau registrou a abertura de 3.622 novas empresas na cidade em 2018. Na comparação com o ano anterior, o volume ficou estável, com leva queda de 0,8% – foram 3.651 em 2017. Por outro lado, o número de negócios encerrados foi de 1.050. Com isso, foram 2,651 empreendimentos a mais cadastrados.
Continua depois da publicidade
A praça, aliás, pode ganhar ainda mais espaço dentro do Shopping Park Europeu. Há necessidade de ampliar a área física para suportar o crescimento nos atendimentos. Por ora, no entanto, não tem nada definido.