Entre maio e agosto, Blumenau ganhou 1.294 novos microempreendedores individuais. Neste mesmo período de 2019, haviam sido 1.063. Os dados constam no Portal do Empreendedor, mantido pelo governo federal. É uma alta de 21%, explicada pelo crescimento orgânico do volume de MEIs, mas que, neste caso, também pode ter sido influenciada pela pandemia do novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

As restrições à economia impostas pela Covid-19 fizeram a cidade perder 7,8 mil postos de trabalho formais entre março e maio, revelam dados do Caged, vinculado ao Ministério da Economia. Abrir o próprio negócio costuma ser uma saída para quem perdeu o emprego e não tem perspectiva imediata de retornar ao mercado de trabalho – é o chamado empreendedorismo de necessidade.

Esse movimento ganhou força a partir de maio porque foi em abril que os impactos da pandemia começaram a aparecer com mais clareza – só naquele mês foram fechadas 6.044 vagas. Ao contrário dos informais, os MEIs podem vender para o governo, têm direito a benefícios previdenciários como aposentadoria e auxílio-doença e podem ter acesso a crédito em bancos.

Total de MEIs formalizados em Blumenau

2020

Continua depois da publicidade

Maio: 21.091
Agosto: 22.385
Novos: 1.294

2019
Maio: 16.852
Agosto: 17.915
Novos: 1.063

Fonte: Portal do Empreendedor

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.