Cresceu o número de novos negócios abertos em Blumenau no primeiro semestre deste ano. Dados levantados pela Praça do Empreendedor a pedido da coluna mostram a criação de 2.563 estabelecimentos entre janeiro e junho, contra 1.879 no mesmo período de 2018. Nos seis primeiros meses de 2019, por outro lado, foram fechados 925. O saldo ficou em 1.638. Em 2018, havia ficado em 1.354.
Continua depois da publicidade
A Praça do Empreendedor usa o termo “estabelecimento” porque a conta inclui todos os CNPJs registrados. Isso considera empresas e também microempreendedores individuais (MEIs), que na prática são ocupações na maioria das vezes exercidas por pessoas físicas.
No topo do ranking dos tipos de negócios mais criados está o comércio varejista, com 325 novos estabelecimentos. Na sequência aparecem a construção civil (291), serviços de escritório e apoio administrativo (201), atividades de serviços pessoais (145, ramo que inclui lavanderias, cabeleireiros, tratamento de beleza e serviços de funerais, entre outros) e educação (137).
Além da facilidade na abertura de novos negócios proporcionada pela unificação de serviços oferecidos, o diretor da Praça, Rafael Philippe de Oliveira, avalia que há uma pequena melhora no cenário econômico, ilustrada pelo crescimento no saldo de estabelecimentos. Outro fator positivo seria uma maior longevidade dos negócios, fruto de melhores oportunidades, linhas de financiamento e serviços de assistência.
Capacitação
A prefeitura de Indaial abriu inscrições, até 30 de agosto, para um programa gratuito de aceleração de microempreendedores individuais (MEIs), com seis meses de duração. A iniciativa, que integra o segundo ciclo do Programa Cidade Empreendedora, mantido em parceria com o Sebrae, vai ajudar os MEIs a desenvolver liderança e habilidades empreendedores. As vagas são limitadas. Informações: www.saltoaceleradora.com/#form.
Continua depois da publicidade
Menos burocracia
O catarinense Jorginho Mello (PL) é relator, no Senado, de um projeto de lei que, se aprovado, vai dispensar o microempresário de obter registro em outro Estado para vender produtos ou serviços. A proposta está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos.
FGTS
A Caixa Econômica Federal anuncia nesta segunda-feira o cronograma de liberação dos saques das contas ativas e inativas do FGTS. A autorização para saque de até R$ 500 dos valores depositados foi anunciada pelo governo federal em julho como forma de injetar recursos na economia.