Os patinetes elétricos estão na mira da prefeitura de Blumenau. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou discussões para estabelecer regras de circulação dos equipamentos pela cidade. O debate ainda é incipiente, mas deve avançar ao longo do segundo semestre a partir de alguma normativa legal, diz o secretário Alexandro Fernandes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Fernandes trata o tema com cautela. O secretário não quer causar a impressão de que a prefeitura pensa em desestimular o uso dos patinetes ou impor dificuldades. A preocupação é sustentada no fato de a palavra “regulamentação” ser, muitas vezes, erroneamente interpretada como sinônimo de “proibição”.

A ideia, acrescenta, é estabelecer critérios que minimizem o risco de acidentes principalmente com ciclistas e pedestres, com quem esses equipamentos geralmente dividem espaço em calçadas, ciclovias e ciclofaixas.

— Esses patinetes elétricos precisam ser alternativas de transporte, e não um problema para o trânsito — diz.

Continua depois da publicidade

Sem alarde, o assunto já foi pauta do Legislativo nesta semana. O vereador Jovino Cardoso (Solidariedade) chegou a protocolar, no dia 9 de maio, um projeto de lei sugerindo a regulamentação, mas o próprio autor decidiu enviar a proposta para o arquivo na terça-feira (23), antes mesmo dela tramitar pela Comissão de Constituição e Justiça.

O recuo veio logo depois de a Procuradoria Geral da Casa emitir um parecer jurídico contrário e apontar que o texto seria inconstitucional, já que somente a União tem competência para legislar sobre trânsito.

Apesar do vício de origem na esfera legislativa, a SMTT tem prerrogativa, no que lhe for cabível, para regulamentar a questão, conferida por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) datada de março de 2022. O dispositivo já cita algumas normas relativas à velocidade máxima e dimensões dos patinetes.

A discussão tende a ser longa e não vai se encerrar “do dia para a noite”, antecipa o secretário.

Adesão

Ainda faltam dados mais precisos sobre a quantidade de patinetes elétricos que circulam por Blumenau e quantas pessoas utilizam esse tipo de equipamento para deslocar-se. Mas a impressão é que a alternativa caiu no gosto de muita gente.

Continua depois da publicidade

Em abril, o colega Evandro de Assis destacou a surpresa da Flipon, empresa de compartilhamento de patinetes elétricos, com o comportamento da população. Segundo a companhia, cerca de 1,8 mil pessoas recorrem a esse tipo de veículo todos os meses, um número considerado positivo.

Leia também

Novos loteamentos residenciais são sinal do crescimento de Pomerode

Resort de luxo em praia de SC projetado há mais de 10 anos recebe nova licença ambiental

Correios vai abrir novo centro de encomendas em SC

Pesquisa mapeia sobrenomes dos primeiros imigrantes italianos de Blumenau e região

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp