Salvo algum imprevisto, a prefeitura de Blumenau deve assinar até julho um contrato de empréstimo de 50 milhões de dólares junto ao Banco do Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para obras de saneamento básico e mobilidade urbana. Ao menos essa é a expectativa repassada ao prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Hildebrandt recebeu uma comitiva da instituição nesta terça-feira (26). Técnicos do Fonplata estiveram na cidade para ministrar uma capacitação a servidores públicos sobre trâmites necessários para viabilizar a operação financeira. O treinamento antecipado visa agilizar o processo lá na frente.

Aos 50 milhões de dólares contratados serão adicionados outros 12,5 milhões como contrapartida do município, totalizando 62,5 milhões de dólares. Pela cotação atual, o valor equivale a cerca de R$ 310 milhões.

Parte dos recursos será aplicada na implantação do Corredor Norte. O projeto prevê melhorias em um trecho de mais de 13 quilômetros. Conforme noticiou o colega Evandro de Assis, o plano original inclui desde a reforma da ponte Santa Catarina, na Itoupava Norte, até a revitalização da Rua Dr. Pedro Zimmermann.

Continua depois da publicidade

Outra fatia será destinada à reforma e à ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2) do Samae na Rua Bahia. A estrutura, da década de 1970, é responsável por abastecer 70% de Blumenau. Com as obras, o objetivo é aumentar a capacidade e deixá-la mais eficiente.

Trâmites

Por se tratar um financiamento internacional, a operação precisa seguir alguns trâmites adicionais. Depois do aval dado pela Câmara de Vereadores, em julho do ano passado, a prefeitura submeteu a proposta à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, que também chancelou o empréstimo.

Em dezembro, o próprio Fonplata anunciou em seu site que havia aprovado o financiamento. A elaboração do contrato está na fase final, segundo Hildebrandt. A assinatura ainda depende, porém, da análise final da Secretaria do Tesouro Nacional e da Comissão de Assuntos Internacionais do Senado.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também

Guia digital vai reunir informações de imóveis históricos do Centro de Blumenau

Fechado há 10 anos, antigo galpão da Expofair em Blumenau terá novo destino

As fábricas de Santa Catarina que passaram dos 100 anos e continuam ativas

Casarão antigo de Blumenau é reformado e vai virar minicentro comercial

Locomotiva que virou atração turística em Blumenau tem data para voltar aos trilhos